Translate

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Como Nossa Senhora pode nos ajudar a começar 2021 com esperança

Zvonimir Atletic / Shutterstock

Ela é o modelo daquilo que Deus quer realizar em cada um de nós.

Esperança é uma das maiores virtudes cristãs. E ela nunca foi tão fundamental como nos tempos atuais, marcados pela pandemia do coronavírus.

Em 2020, fomos atropelados por um turbilhão de incerteza e insegurança. Mas nos mantivemos firmes na fé graças à esperança.

Agora, estamos começando 2021! E essa virtude também precisa se tornar cada vez mais evidente em nossas vidas a cada dia no novo ano.

O Pe. José Ulysses da Silva, C.Ss.R. publicou um artigo no site do Santuário de Aparecida em que aborda 11 pensamentos sobre Nossa Senhora que nos ajuda a manter essa esperança em momentos difíceis. Confira:

1 – A esperança nos faz olhar para frente

Quando Pedro Álvares Cabral desembarcou no Brasil, trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Esperança. Que Ela continue dentro do barco do nosso país, porque somente a esperança pode nos fazer olhar para frente e seguir caminhando na direção da paz, da justiça e da fraternidade.

2 – Nossa Senhora é sinal de esperança

Nossa Senhora é o sinal vivo da nossa esperança. Nela Deus já realizou plenamente suas promessas de libertação e de santificação do ser humano. Ela é o modelo daquilo que Deus quer realizar em cada um de nós, se soubermos dar o nosso ‘Sim’ ao amor que Ele nos tem.

3 – Esperança é caminhada

A esperança não é feita de espera, mas de caminhada. Assim fez Maria, quando partiu ao encontro de sua prima Isabel. Quando a meta da nossa caminhada é o amor, a esperança jamais se desfaz e sempre se renova.

4 – Maria é paz, confiança e alegria

Quando chamamos o nome de Maria, sentimos dentro de nós paz, confiança e alegria. Seu olhar de Mãe penetra no íntimo do nosso ser, dando-nos a certeza do seu cuidado e do seu amor por nós.

5 – Invocar o nome de Maria

Ao longo de cada dia, quando nos sentimos perturbados e tentados, basta invocar o nome de Maria, para acalmar o nosso coração e renovar nossa perseverança na fé e no amor.

6 – Nossa Senhora é proteção

Quando nos protegemos sob o manto de Nossa Senhora, faz-se sombra sobre o hoje da nossa vida e faz-se luz para o amanhã que iremos enfrentar.

7 – Nossa Senhora é amor

A maior graça que Nossa Senhora pode nos conceder é ajudar-nos a dar nossa resposta de amor, ao amor que Deus nos tem. Que Ela o ame por nós, que tão pouco sabemos amá-lo.

8 – Maria é a “Mãe da Esperança”

Maria, Mãe da esperança, nos faça viver bem o hoje da nossa vida, para que seja a semente boa do dia de amanhã. A esperança do futuro é trançada pela dedicação ao presente.

9 – A presença de Jesus

Nossa Senhora se cansava no corpo, jamais no espírito. Nada lhe roubava a paz e a alegria interior. Seu olhar mirava além da cruz, na esperança segura da ressurreição, porque Jesus sempre estava a seu lado.

10 – Maria está vitórias e nas perdas

Cada novo ano nos traz ganhos e perdas. Quando a Mãe está por perto, nossos ganhos se elevam à Maria em forma de louvor e gratidão. E em nossas perdas, quando nos invadem a tristeza e o medo, encontramos nela o consolo e a esperança.

11 – Maria passa à frente

Maria caminha sempre conosco, quando saímos para praticar o bem, passa à nossa frente, quando estamos aflitos, fica ao nosso lado, quando estamos cansados ou doentes, e nos assiste a toda hora, principalmente na hora da nossa morte. Confie a Ela cada dia da sua vida e ela conduzirá você até o céu.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF