Translate

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

27 bispos faleceram em janeiro

Bispos católicos / Crédito: Daniel Ibañez – ACI Prensa

Roma, 04 fev. 21 / 09:00 am (ACI).- O site GCatholic.org, que fornece informação completa sobre as mudanças dentro da Igreja Católica, assinalou que em janeiro de 2021 faleceram 27 bispos em todo o mundo, um dos números mais altos dos últimos anos em um único mês.

Em uma tabela comparativa, o site detalha que as mortes de janeiro de 2021 superam as mortes ocorridas em junho e dezembro do ano passado, meses que se seguem em mortalidade de bispos com 21 e 23 mortes respectivamente.

Entre os prelados que morreram em janeiro de 2021 estão dois cardeais: o Cardeal Eusébio Oscar Scheid, Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro; e o Cardeal Henri Schwery, da Suíça.

Os bispos latino-americanos falecidos são: Dom Guillermo Rodríguez Melgarejo (Argentina), Dom Cástor Oswaldo Azuaje Pérez (Venezuela), Dom Luis Adriano Piedrahíta Sandoval (Colômbia), Dom Francisco Daniel Rivera Sánchez (México) e Dom Rafael Gallardo García (México).

Nos Estados Unidos, faleceu Dom Vincent Michael Rizzotto, que serviu como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Galveston-Houston de 2001 a 2006.

Do mesmo modo, faleceram bispos na Polônia, China, Filipinas, Inglaterra, Itália, Espanha, Romênia, Escócia, Líbano, Zâmbia, África do Sul, Papua Nova Guiné, Uganda e Austrália.

Embora vários bispos da lista tenham morrido devido à idade ou diferentes tipos de doença, entre 8 e 15 de janeiro, informou-se que nove bispos de três continentes faleceram em decorrência do coronavírus. Estes tinham entre 53 e 91 anos. Cinco dos bispos morreram na Europa, onde uma nova cepa de Covid-19 levou muitos países a implementar mais restrições.

Entre os bispos latino-americanos que morreram de Covid-19 na primeira quinzena de janeiro estão o Cardeal Scheid; o Bispo de Santa Marta (Colômbia), Dom Piedrahita; e o Bispo de Trujillo (Venezuela) Dom Azuaje.

Hoje, o número total de casos de Covid-19 no mundo chega a 103.377.424 milhões de pessoas, o que já custou a vida a 2.236.454 milhões de pessoas.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF