Translate

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

São Cesário de Nazianzo

S. Cesário de Nazianzo | Convento da Penha
25 de fevereiro

Origens

Cesário nasceu no ano 330. Era irmão do famoso São Gregório Nazianzeno. Grande parte de vida foi vivida na cidade egípcia de Alexandria. Lá, onde estudou astronomia, geometria e medicina. Ele conheceu o cristianismo provavelmente através de seu irmão Gregório. Porém, demorou muito a optar decisivamente pelo batismo.

Catecúmeno

Cesário foi catecúmeno, ou seja, aspirante ao batismo, durante vários anos de sua vida. Alguns detalhes marcantes de sua vida nos foram transmitidos apenas através de uma oração de exéquias (oração para os mortos) composta por seu irmão Gregório. 

Médico na corte imperial

O ofício de médico, exercido com competência, levou-o até à corte imperial romana sediada na cidade de Constantinopla. Como médico imperial, foi tentado várias vezes a abandonar a fé cristã e assumir a vida pagã. O próprio imperador Juliano tentou convertê-lo várias vezes ao paganismo. Cesário, porém, mesmo sendo somente catecúmeno, nunca cedeu. Ao contrário, justificou seu nome latino que significa “grande e honrado”, e permaneceu firme.

Salvo de um terremoto

Cesário só optou por receber a graça do batismo depois de, milagrosamente, sobreviver a um violento terremoto ocorrido em Nicéia. Este fato marcou profundamente sua vida. E sua opção pelo batismo foi decisiva. Depois desse episódio e de seu batismo, ele abandonou a medicina e sentiu no coração o chamado para se dedicar à cura dos corações e das almas feridas, levando a elas a salvação que somente Jesus Cristo pode oferecer.

Pobreza e penitência

Depois de seu batismo, São Cesário passou a viver uma vida simples e penitente. Pregou a Palavra de Deus e ajudou a muitos no conhecimento de Cristo. Tornou-se um nome importante na comunidade cristã no que diz respeito à fé, às virtudes cristãs e à caridade para com todos. Sabe-se que pouco tempo depois desta feliz experiência de vida cristã, São Cesário veio a falecer ainda muito jovem. Antes de morrer, teve condições de fazer seu testamento: deixou tudo o que possuía para os pobres.

Oração a São Cesário de Nazianzo

“Ó Deus, concedei-nos, pelas preces de São Cesário de Nazianzo, a quem destes perseverar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Cesário de Nazianzo, rogai por nós.”

Cruz Terra Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF