Translate

sábado, 27 de fevereiro de 2021

HISTÓRIA DE SÃO LEANDRO

Picuki.com
27 de fevereiro

Origens

Leandro nasceu em Cartagena, Espanha, por volta de 520, no seio de uma família cristã, na qual seus irmãos Isidoro, Fulgêncio e Florentina também foram canonizados pela Igreja.

Cultura e religiosidade

Desde a mocidade Leandro se destacava por ser uma pessoa de grande cultura e se passou a ser ainda mais conhecido quando entrou na Ordem de São Bento, em Hispalis, na Espanha. Se destacava tanto que, quando o bispo de Sevilha morreu, Leandro foi sagrado bispo, sendo muito bem aceito tanto pelo clero quanto pelo povo da cidade.

Uma guerra espiritual contra os hereges

Como bispo, Leandro precisou enfrentar os poderosos governantes que buscavam destruí-lo, pois, com seu exemplo e amizade conseguiu que Hermenegildo, filho primogênito do rei Leovegildo, se convertesse ao cristianismo. A conversão do príncipe significava, num futuro próximo, a conversão de todo o reino, incluindo muitos pagãos, o que deixava os hereges arianos furiosos, razão para quererem matá-lo. Dados históricos mostram que Dom Leandro escapou da morte graças à Providência Divina.

O mal parece ser o grande vitorioso

Mesmo não conseguindo matar Leandro, os hereges começaram a pressionar violentamente o rei Leovegildo, a ponto de ele condenar o próprio filho à morte. Hermenegildo foi martirizado sem piedade. Leandro foi exilado, mas mesmo longe de seu rebanho conseguia guiá-lo através de artigos e cartas que eram enviadas para orientar o povo sobre o cristianismo e como enfrentar os arianos.

A graça de Deus começa a operar

De uma hora para outra, muitas graças e prodígios começam a acontecer na vida das pessoas que visitavam o túmulo do príncipe martirizado. O pai de Hermenegildo se arrepende amargamente do que fizera ao próprio filho, manda repatriar Dom Leandro e entrega a ele a educação religiosa de Recaredo, seu segundo filho, que um dia iria substituí-lo como monarca. Com a conversão do rei Leovegildo, os hereges arianos perdem o poder e quase toda a população se converte ao cristianismo.

O fim da heresia ariana

Depois da morte de Leovegildo, Recaredo assume a coroa e, aconselhado pelo bispo Leandro, convoca o III Concílio de Toledo, em 589, no qual a heresia ariana foi rejeitada. O reino Visigodo converteu-se ao catolicismo. Por seus trabalhos de evangelização, o bispo Leandro ficou conhecido na história como o “Apóstolo dos Godos”.

Morte

Leandro morreu em Sevilha, no ano 600, com cerca de 80 anos de idade.

Cruz Terra Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF