Translate

sábado, 16 de outubro de 2021

Ordinários da Terra Santa: Sínodo, ecumenismo e novo ministério do Catequista

Também a Igreja na terra Santa em caminho rumo ao Sínodo | Vatican News

A abertura do caminho sinodal na Terra Santa está marcada para 30 de outubro no santuário de Nossa Senhora Rainha da Palestina para a região Israel-Palestina. Referindo-se ainda à abertura deste caminho sinodal que o Papa Francisco inaugurou oficialmente em Roma no último final de semana, a ser seguido pelas dioceses do mundo inteiro a partir deste domingo, 17 de outubro, os Ordinários Católicos da Terra Santa "reafirmam a vontade de caminhar juntos e de trabalhar juntos".

Vatican News

A aprovação das Diretrizes para uma Pastoral Ecumênica na Terra Santa, o iminente lançamento da fase diocesana do caminho sinodal, o ministério do Catequista: estes foram os principais temas da assembleia plenária dos Ordinários Católicos da Terra Santa (Aocts). O encontro, presidido pelo patriarca latino de Jerusalém, dom Pierbattista Pizzaballa, foi realizado nos dias 5 a 6 de outubro, na Casa Nova para peregrinos em Jerusalém.

A assembleia aprovou por unanimidade o texto das Diretrizes para a Pastoral Ecumênica que "cada bispo apresentará a seu clero e às pessoas envolvidas na pastoral paroquial". O espírito do texto – destaca o documento final publicado no site do Patriarcado - é que "o diálogo ecumênico quando se baseia na clareza de intenções e na transparência de ação nos ajudará a caminhar juntos rumo à unidade na fé, mesmo na diversidade das tradições eclesiais".

Vontade de caminhar juntos e de trabalhar juntos

Referindo-se à abertura do caminho sinodal que o Papa Francisco inaugurou oficialmente em Roma no último final de semana, a ser seguido pelas dioceses do mundo inteiro a partir deste domingo, 17 de outubro, os Ordinários "reafirmaram a vontade de caminhar juntos e de trabalhar juntos".

A fim de "poder envolver a todos, pastores, sacerdotes, consagrados e consagradas, grupos de ação católica, jovens e idosos, famílias em situação confortável ou em dificuldade, ambientes multirreligiosos e multiculturais, eles nomearam e confiaram ao padre jesuíta David Neuhaus, representante dos religiosos na Assembleia, a tarefa de organizar o trabalho e de ser o ponto de referência para as pessoas que serão escolhidas a fim de realizar a tarefa de 'facilitadores' nos vários países (Palestina, Israel, Jordânia, Chipre) e nas diversas circunscrições eclesiásticas.

Abertura do caminho sinodal na Terra Santa

Padre Neuhaus será o porta-voz oficial da Assembleia, mantendo-se em contato com a imprensa e organizando um site dedicado ao caminho sinodal na Terra Santa. A abertura do caminho sinodal na Terra Santa foi marcada para 30 de outubro no santuário de Nossa Senhora Rainha da Palestina para a região Israel-Palestina, enquanto os Ordinários na Jordânia e Chipre concordarão sobre o dia e a hora mais conveniente.

“Outro ponto abordado durante os trabalhos foi o novo ministério laical do catequista instituído pelo Papa Francisco em maio passado com o Motu Proprio 'Antiquum misterium', determinando que caberá então às Conferências episcopais estabelecer 'o caminho formativo necessário e os critérios normativos para acesso' a este novo ministério laical.”

A este respeito, o documento final enfatiza a necessidade de ter um setor Catequético "com pessoas especializadas e capazes de montar um trabalho de amplo alcance, para ajudar na formação teológica dos professores de religião", que até então dependiam das escolas, e "para publicar os subsídios necessários". Ao mesmo tempo, observa-se, "precisamos começar a refletir sobre a fundação de uma faculdade teológica para leigos e possíveis candidatos para o ministério de catequista".

Demais temas abordados e próxima plenária dos Ordinários

Outros temas abordados durante os trabalhos incluíram a presença da vida consagrada (masculina e feminina) e a formação do pessoal empregado em instituições católicas (escolas, hospitais, grupos paroquiais, etc.) feita pelo Centro de Proteção, recentemente criado pela Assembleia.

Por fim, os Ordinários Católicos da Terra Santa elegeram o arcebispo Yousef Matta seu novo vice-presidente e o arcebispo Moussa El-Hage como membro do Comitê episcopal permanente. Foi também nomeado o novo secretário geral do Secretariado das Instituições Educativas Cristãs: trata-se do padre Yacoub Rafidi, atual diretor geral das escolas do Patriarcado Latino na Palestina. A próxima sessão plenária dos Ordinários Católicos da Terra Santa vai se realizar em Jerusalém nos dias 22 e 23 de março de 2022.

Vatican News – LZ/RL

Fonte: https://www.vaticannews.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF