Translate

domingo, 23 de abril de 2023

O Messias vencedor!

A Tumba vazia | Olhar Digital
Por Pe. Antonio Clayton Sant'Anna, C.Ss.R
O Messias vencedor!

O Messias é o título de um Oratório do compositor alemão-inglês Georg Händel. O mais famoso dos 32 que ele compôs. É um poema sobre a vida de Jesus: musicado, cantado, orquestrado e apresentado pela primeira vez na Páscoa de 1742.O Messias personaliza Jesus Cristo que venceu após a dolorosa trajetória de "servo fiel de Javé, o justo perseguido". A eleição, missão e função desse "Servo de Javé" são descritas nos capítulos 42; 49; 52; 53 do profeta Isaías, no Antigo Testamento.

No Oratório, o músico Händel, num hino vibrante de alegria, canta o triunfo da ressurreição do Messias. É o conhecidíssimo Aleluia pascal. Desde então até hoje seus acordes magníficos celebram a Páscoa em todo o mundo. Um louvor pascal jubiloso, mais oportuno ainda agora, nas angústias da pandemia. Temos e celebramos a convicção de que a vida vence a morte porque Jesus é o ressuscitado. O tempo pascal nos ajuda a viver a Páscoa de modo concreto e não só celebrativo. Ela é real.Está em nosso poder atualizar sua vitória em todas as situações, mais ainda nas de injustiças, sofrimentos, violências físicas e políticas.

O que é preciso fazer? Acima de tudo: acreditar! A fé na ressurreição de Cristo nos coloca no mais alto da revelação de Deus. Fundamenta todo o Cristianismo. é o núcleo central, o anúncio primeiro, o testemunho querigmático do Evangelho. Nesta conficção da fé tem alicerce: a Doutrina, a Tradição, o Magistério, a História, a evangelização pastoral e a inesplicável continuidade da Igreja em mais de 2 mil anos.

Na celebração, a Páscoa é a maior festa cristã. A ressurreição de Jesus iniciou a nova criação na história até o fim dos tempos. No corpo glorioso de Jesus Cristo respira a nova condição humana que dele recebemos e garante nossa própria ressurreição na carne. Por isso, somos discípulos, herdeiros e promotores desse novo tempo que brotou do túmulo vazio e fecundo do Senhor.

O mundo é perveso e dificulta ao máximo a vivência da fé, a prática da justiça, a vida honesta, a moral, a verdade, a santidade, a fidelidade ao Evangelho. Viveremos sempre num tempo de provação! Mas, participamos já agora da vida ressuscitada de Jesus. Há cristãos só no nome, sem compromisso fiel! Isso é também provação! A luta cristã por um mundo bom e justo, nunca será em vão; nunca será estéril. Dela vai nascer sempre, em todo lugar e tempo, vida nova, justiça e paz porque ele, o Messias, "do que era dividido fez uma unidade". Ele é o vencedor, aleluia!

(Revista Aparecida, Ano 19, nº 229. abril/2021, pág. 23)

Fonte: https://www.a12.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF