Translate

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Ele se deixa ver e tocar para que reconheçam a realidade de sua carne

A Incredulidade de Thomas, Caravaggio, Bildergalerie, Potsdam-Sanssouci (30Giorni)

Arquivo 30Dias - 04/2009

Ele se deixa ver e tocar para que reconheçam a realidade de Sua carne

Nos sermões do tempo Pascal Agostinho repete muitas vezes que tu és o próprio Cristo que quis eliminar qualquer dúvida dos apóstolos em resposta à realidade da Sua ressurreição. Entrevista com Nello Cipriani, professor do Instituto Patrístico Augustinianum.

Entrevista com Nello Cipriani de Lorenzo Cappelletti

“Resurrexit tertia die
sicut apostoli,
suis etiam sensibus,
probaverunt”
(Agostinho, De civitate Dei XVIII, 54, 1) Nestes dias de Páscoa, conversamos com Padre Nello Cipriani a respeito de como Jesus, deixando-se ver e tocar, quis dar Ele mesmo testemunho aos apóstolos da realidade de sua ressurreição. 

Em que obra de Agostinho se comenta mais amplamente a ressurreição do Senhor em seu corpo verde?

CIPRIANI: Agostinho fala do tema em vários textos, mas sobretudo nos muitos sermões do tempo pascal, em que Agostinho rezava todos os dias. Nesses sermões são tratados diferentes aspectos do mistério da ressurreição dos mortos. O que mais impressiona é que Agostinho procura fazer entender aos fiéis que é o próprio Cristo que quis tirar as dúvidas dos apóstolos, que pensavam que vendíamos um fantasma: “Por que estais perturbados e por que surgem tais dúvidas em teu coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu! Apalpai-me e vede”, diz o Senhor ( Lc 24, 38s). E Agostinho, quase in persona Christi , comenta, no Sermão 237: “Se vos parece pouco observar-me, estende-me à mão. Se você parece capaz de me observar e também não de você, apenas me toque, apalpai-me. Ele realmente não disse só que tocou, mas contou-os a apalpá-lo e a tateá-lo. Que vossas mãos verificam, se vossos olhos vos enganam. Toque-me e veja. Que as mãos vos sirvam de olhos. Mas apalpar e ver o quê? Que um fantasma não tem carne e osso, como você vê. Incorreste [Agostinho usa aqui um “tu” genérico] no mesmo erro dos discípulos: emenda-te com eles! Errar é humano, é verdadeiro. Até mesmo Pedro e os apóstolos o fizeram: acreditavam estar vendo um fantasma. Mas não persistiram nesse erro. Para que tu saibas que era totalmente falso o que não tinhas coração, o médico não os deixou ir embora assim, mas, aproximar-se, aplicado-lhes ou remédio. Afaste-se das feridas do coração e, com a finalidade de curar as feridas do coração, trate o seu corpo enquanto ele se cura”.

São palavras que nos permitem compreender, melhor do que muitos raciocínios, qual é o vosso próprio Senhor, a quem deixais ver e tocar, que constituem os apóstolos testemunhas da sua ressurreição.

CIPRIANI: Outro sermão ( Sermão 242 ), Agostinho responde a uma crítica de Porfírio, filósofo neoplatônico do século III autor do Contra os cristãos. Este, entre muitos argumentos contra o cristianismo, também defendia um discurso contra a ressurreição dos corpos, o que, para um neoplatônico, é algo absolutamente inaceitável. Porfírio tentou criticar o relato evangélico de Lucas, apresentando um dilema específico: ou Cristo ressuscitado pediu de comer porque especificou como e, então, não tinha um corruptível, ou, se não especificou comer, por que teria pedido? Agostinho responde citando em primeiro lugar as palavras de Jesus ressuscitado: “'Tendes o que comer? Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado e um favo de mel. Tomou-os, então, e comeu-os, e desejo-lhes o que sobrou [assim soava o texto latino que Agostinho tinha nas mãos]' (cf. Lc24, 41s). Eis a objeção que nos fazem: se o corpo resscita incorruptível, por que Cristo Senhor pos-se a comer? De fato, lestes que ele comeu. Mas talvez o mínimo que você tem fome? Comer foi um gesto demonstrativo de seu poder, não de uma necessidade que tinha”. Um pouco mais adiante, Agostinho responde a outra objeção, que diz que, se ressuscitamos sem defeitos, não é possível entender por que o Senhor preserva as cicatrizes das feridas; Agostinho disse que o gesto de Senhor também neste caso, “foi um gesto de poder, não de necessidade. Quis ressuscitar assim, quis demonstrar-se assim a alguns que duvidavam [ sic resurgere voluit, sic se voluit quibusdam dubitantibus exhibere]. A cicatriz do ferimento permanece em sua carne, eu sirvo para curar a ferida da descrença".

Agostinho refuta os hereges. Episódio das “Histórias agostinianas” de Ottaviano Nelli, afresco da segunda metade do século XIV, igreja de Santo Agostinho, Gubbio, Perugia (30Giorni)

Ele assume as razões já expostas no Sermão 237 . Não é, portanto, uma falta, não é uma necessidade que o Senhor tira para pedir qualquer coisa por vir, mas a sua vontade de atestar isso mesmo, podemos dizer, a sua ressurreição.

CIPRIANI: É claro que o corpo ressuscitado não especifica como: é espiritual; o ressuscitado não tem mais fome. Mas Cristo quis dar a prova para convencer os discípulos da realidade da ressurreição. Um outro sermão, o Sermão 246 , se assemelha um pouco ao Sermão 237 . Como já vimos, no Evangelho de Lucas ( Lc24, 38s) Cristo disse: “Por que estais perturbados e por que surgem tais dúvidas em seu coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu! Apalpai-me e vejo”. E Agostinho comenta: “Acaso já tinha ascendido ao Pai quando ele diz: 'Apalpai-me e vede'? Deixa-se tocar por seus discípulos, ou melhor, não apenas tocar, mas apalpar, para dar um fundamento à fé na realidade de sua carne, na realidade de seu corpo [ut fides fiat verae carnis veri corporis . De fato, o fundamento da realidade desvia evidenciar-se também por meio do tato do homem [ ut exhibeatur etiam tactibus humanis solidas veritatis]. Deixa-se, então, toque pelas mãos dos discípulos”. Depois, nenhuma referência da mulher a esse Senhor mandou que não tocasse, porque não tinha ascendido a isto, Agostinho disse: “Que incongruência é essa? Os homens só podiam tocá-lo aqui na terra, enquanto as mulheres o poderiam tocar depois que ascendesse ao céu? Mas o que significa tocar, sem criar? Com a fe, tocamos Cristo. E é melhor não tocá-lo com as mãos e tocá-lo com a fé que se sente com as mãos e não me faz lembrar os parágrafos da Cidade de Deus , não finais do livro XVIII, em que Agostinho examina a fabula, sábios de cabelo adotados (ironizados por Agostinho), que dizem que foram as artes mágicas de Pedro que permitem o desenvolvimento e progresso do cristianismo.

CIPRIANI: Diante da objeção de que o cristianismo nada mais é do que fruto da magia, Agostinho rebate dizendo que o cristianismo nasceu e se desenvolveu pela graça divina: o superna gratia factum esse (cf. De civitate Dei XVIII, 53, 2). A propósito disso, no Sermão 247 , também do período Pascal, em que comenta a aparição do Senhor aos discípulos na noite da Páscoa, com as portas fechadas (cf. Jo 20, 19ss), Agostinho escreve: “Alguns ficam tão perturbados com esse fato, que vacilam, ou quase, levantando, contra os milagres realizados por Deus, os preconceitos de suas argumentações [ aferentes contra miracula divina praeiudicia ratiocinationum suarum]. Nós raciocinamos assim: se fosse corpo, se fosse carne e ossos, se o que ressuscitou do sepulcro nada mais era senão o mesmo que tinha sido suspenso ao patíbulo, como pode passar através de portas fechadas? Se fosse impossível, é preciso concluir que não aconteceu. Se, pelo contrário, o cabelo pudesse fazê-lo, como foi possível? Se compreendemos a forma, não é mais um milagre; por outro lado, se você não se considera um milagre, está prestes a negar a ressurreição do sepulcro. Dirige o pensamento aos milagres realizados por teu Senhor desde o início; explica-me o porquê de cada um. O homem não interfere e uma Virgem concebe. Explica-me como uma virgem pode experimentar sem o concurso do elemento masculino. Onde falha a razão, é aí que a fé foi construída. Vês, portanto, um milagre na concepção do Senhor, mas ouves outro, ainda, no parte: dá à luz como virgem e continua virgem. Desde aí, portanto, bem antes que ressuscitasse, o Senhor, ao nascer, já passou por portas fechadas”. Enfim, o poder divino é a verdadeira causa da ressurreição. Se deixarmos de lado o poder e a ação de Deus, qualquer milagre é inconcebível, mas nunca uma ressurreição do Senhor.

Fonte: http://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF