Translate

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Família reunida: um dos maiores sucessos da vida

Evgeny Atamanenko/Shutterstock
Por Guillermo Dellamary

Do que alguém pode se orgulhar na vida? De ter um carro? Um bom trabalho? O psicólogo Guillermo Dellamary fala sobre a riqueza que é alcançar a união familiar.

Há alguns dias, uma pessoa me disse que ficou impactada ao ouvir uma entrevista de alguém muito famoso que dizia que uma das maiores realizações para um pai era o fato de seus filhos adolescentes quererem estar com ele. E mais: acompanhá-lo de perto em suas viagens.

Essa é uma boa ideia do que significa o verdadeiro sucesso, já que a maioria das pessoas o reduz a conquistas financeiras ou profissionais, mas não conseguem ver o grande valor da família reunida.

Uma mulher também me disse que achava muito egoísta o marido querer tanto ir visitar os pais. E considerou que, quando se casa, não se deve mais dar tanta importância à família de origem e focar mais no esposo (ou na esposa) e nos filhos.

Claro, é uma questão de debate, já que não é fácil ter um equilíbrio claro entre dar atenção à sua nova vida e deixar seus pais e irmãos de lado.

Prioridades

Certamente há quem pense que, para os casados, os pais devem ficar em segundo plano. E haverá quem não concorde com essa posição e conclua que não é uma questão de prioridades, mas de ser gentil e atencioso com todos.

A questão é manter um equilíbrio prudente e tentar atender a todos na medida certa. Pessoas possessivas sempre terão a sensação de que devem ser as únicas a ter toda a atenção de seu parceiro ou filhos, e que ninguém mais deve usurpar o primeiro lugar.

O verdadeiro objetivo é manter a família unida e que as crianças, em qualquer idade, queiram estar com a família, em vez de dar tanta importância aos amigos e outras atividades extrafamiliares. 

Uma pessoa de sucesso mantém sua família unida.

Daí a importância de ensinar aos nossos filhos o grande valor de almejar esse sucesso transcendente, e não apenas querer obter bens materiais, fama, conforto e luxo.

O que falta para atingir esse sucesso

Manter a proximidade e a união com os entes queridos começa com a criação de um ambiente agradável, amigável e respeitoso. Que nossos filhos sintam o ambiente familiar positivo, desde a primeira infância. Que gostem de estar em casa, que sintam no seu lar um espaço seguro, onde recebam carinho, carinho e compreensão, juntamente com bens essenciais para cobrir as necessidades básicas. 

É importante que os pais realmente se esforcem para fazer do lar o melhor lugar para se estar, que sintam tanta paz e alegria que nenhum membro da família as procure em outras famílias, com amigos ou na rua.

Um espaço em que os verdadeiros valores são cultivados e praticados sem repreensões ou violência de qualquer tipo. Que a autoridade dos pais seja fonte de sabedoria e bom exemplo, não de vigilantes que corrigem, recompensam ou castigam.

Que os filhos sintam a proteção e orientação de seus pais, para crescerem com segurança e com os recursos emocionais necessários para se livrarem do luto e da vergonha.

Lar: o maior santuário

Só se atingirá esse sucesso se, desde o início, os membros da família sentirem a liberdade de escolher estar em casa, ao invés de preferirem estar fora dela; que desejem conversar com seus pais e cultivar uma relação amigável com os irmãos.

O lar é o maior santuário que temos, onde a criança deve crescer sabendo que aquele é o lugar mais bonito que se pode encontrar.

Quem quer sair de um lugar assim?

Podem chegar os agradáveis ​​momentos de convívio na adolescência e a descoberta de novos mundos e desafios a enfrentar, mas, no coração de cada um, ficará a sensação de que a sua casa é um espaço especial e os seus familiares são seres excepcionais. Eles não terão que fugir, ou sair por medo e represálias, ou porque é um território desagradável de onde emanam demandas agressivas.

Enfim, o verdadeiro sucesso é que todos da família tenham amor, carinho e afeto em casa e não sintam um vazio que os obrigue a ter que ir procurá-lo em outro lugar.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF