Translate

quinta-feira, 13 de abril de 2023

CAMINHO NEOCATECUMENAL: PARÓQUIA COMUNIDADE DE COMUNIDADES

Paróquia - Comunidade de Comunidades / neocatechumenaleiter

PARÓQUIA COMUNIDADE DE COMUNIDADES

Depois do anúncio do Kerigma, surgem comunidades na paróquia, irmãos que vivem esta iniciação cristã. Progressivamente começam a aparecer entre eles os sinais da Fé, o amor ao inimigo. Este milagre moral chamará os afastados ao encontro com Jesus Cristo. E a comunidade cristã levará o Amor de Deus a todos os homens.

“Vós não fazeis o apostolado só pelo fato de serdes isso que sois num estímulo para o redescobrimento e a recuperação dos valores cristãos verdadeiros, autênticos, efetivos, que de outro modo poderiam ficar esquecidos, adormecidos e quase diluídos na vida cotidiana. Não! Vós os colocais em evidência, em emergência e lhes dais um esplendor moral verdadeiramente exemplar, justamente porque assim, com esse espírito cristão, vós viveis esta Comunidade Neocatecumenal.

Quanta alegria e quanta esperança nos dais com vossa presença e com vossa atividade! Sabemos que em vossas comunidades vos esforçais todos juntos em compreender e desenvolver as riquezas do vosso Batismo e suas consequências pela vossa pertença a Cristo…

Viver e promover esse despertar é considerado por vocês como uma forma de catecumenato pós-batismal, que poderá renovar nas comunidades cristãs de hoje aqueles efeitos de amadurecimento e de aprofundamento que na Igreja primitiva eram realizados no período de preparação ao Batismo…

Vós o fazeis depois: o antes ou o depois, diria, é secundário. O fato é que vós olhais para a autenticidade, para a plenitude, para a coerência, para a sinceridade da vida cristã.”

S. Paulo VI, 8 de maio de 1974

“A prática e a norma da Igreja introduziram o santo costume de dar o Batismo aos recém-nascidos, deixando que o rito batismal se concentre liturgicamente na preparação que nos primeiros tempos, quando a sociedade era profundamente pagã, precedia o Batismo e que se chamava Catecumenato. Mas no ambiente social de hoje, este método precisa ser integrado a uma instrução, a uma iniciação ao estilo de vida próprio do cristão, após o Batismo, ou seja, dar uma assistência religiosa, conferir um treinamento prático à fidelidade cristã e realizar uma inserção efetiva na comunidade dos fiéis, que é a Igreja…

Portanto, eis o renascimento do nome “Catecumenato”, que certamente não quer invalidar nem diminuir a importância da disciplina batismal vigente, mas quer aplicar um método de evangelização gradual e intensivo, que lembra e renova, de certo modo, o Catecumenato de outros tempos. Aquele que foi batizado precisa compreender, repensar, apreciar, apoiar a inestimável riqueza do sacramento recebido.”

S. Paulo VI, 12 de janeiro de 1977

Fonte: https://neocatechumenaleiter.org/pt-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF