Translate

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Jerusalém é a cidade de Deus

Jerusalém (Vatican News)

Jerusalém não é apenas "dos cristãos" ou "dos judeus" ou "dos muçulmanos", mas Jerusalém é a cidade de Deus, pertence a Ele, e estamos todos aqui para experimentar Sua presença e render culto. Jerusalém foi o tema do 46º curso de atualização bíblica realizado de 11 a 14 de abril no auditório "Imaculada" do Convento de São Salvador.

Lurdinha Nunes – Christian Media Center –Jerusalém

Fr. ROSARIO PIERRI, ofm - Decano Studium Biblicum Franciscanum

Ultrapassamos as 150 participações, nunca atingimos um número como este. E as conferências estão nos enriquecendo porque a reflexão sobre Jerusalém é central. O anúncio partiu de Jerusalém, é em Jerusalém que aconteceram os principais episódios da vida de Jesus: a Paixão, a morte e a ressurreição.

Os palestrantes se revezaram sobre vários temas. “Jerusalém na Torá: uma presença silenciosa, mas significativa” foi o tema da primeira conferência.

MICHELANGELO PRIOTTO- Professor permanente do Estudo Teológico Interdiocesano de Fossano

Me posicionei do ponto de vista da redação atual da Torá. É a partir desta leitura que consideramos a presença de Jerusalém, pois o redator que compilou as tradições na Torá queria afirmar que Jerusalém, já naquele tempo, estava presente na figura de Abraão e sendo Abraão o homem de fé, eis que Abraão e Jerusalém caminham juntos.

O professor Ruiz Rodrigo desenvolveu “O tema de Sião no Livro de Isaías”. Jerusalém é um dos motivos dominantes, tanto que aparece em todos aqueles capítulos que constituem os eixos do sistema compositivo de todo o Livro.

https://youtu.be/8LtVqbQ_-2o

Fr. ALESSANDRO CONIGLIO, ofm- Professor Studium Biblicum Franciscanum

Jerusalém é a cidade dos salmos por definição, porque se os salmos também eram usados ​​nas celebrações de Jerusalém, na celebração no templo, seguramente eles eram cantados e usados ​​aqui nesta cidade. Mas Jerusalém também está no centro dos salmos porque o nome de Jerusalém é citado em mais de 30 salmos e Sião - é explicitamente mencionado dentro do Saltério.

Dos Salmos ao Novo Testamento: A Jerusalém do Evangelho segundo Mateus desempenha um papel fundamental na história de Jesus, como também em todos os evangelhos canônicos.

Fr. MATTEO MUNARI, ofm- Professor Studium Biblicum Franciscanum

Em poucos minutos, tentei descrever toda a complexidade da cidade de Jerusalém no Evangelho segundo Mateus: é uma cidade que se agita pelo nascimento do Messias, pela vinda do Messias dentro dos seus muros. Ao mesmo tempo, é a Cidade Santa onde Deus realiza suas obras mais prodigiosas, antes de tudo a Ressurreição de Jesus.

Sobre Jerusalém e os casos de violência ocorridos neste último período, fr. Munari destaca que Jerusalém é também dos cristãos.

Fr. MATTEO MUNARI, ofm Professor Studium Biblicum Franciscanum

Certamente ela também é para os cristãos: Mas a coisa sobre a qual todos devemos concordar é que Jerusalém não é apenas "dos cristãos" ou "dos judeus" ou "dos muçulmanos", mas que Jerusalém é a cidade de Deus, pertence a Ele, e estamos todos aqui para experimentar Sua presença e render culto a Ele.

O professor Samuele Salvatori desenvolveu o tema de Jerusalém na vida e na missão de São Paulo, que é testemunhado tanto em suas cartas quanto na narrativa de Lucas dos Atos dos Apóstolos, na qual o "Apóstolo dos Gentios" desempenha um papel fundamental.

O relato do prof. Francesco Piazzolla faz referência ao Apocalipse, sobre "A nova Jerusalém: a eterna coexistência de Deus com a humanidade".

FRANCESCO PIAZZOLLA-Professor permanente do ISSR “Dom Pecci” de Matera

No final do livro do Apocalipse a Nova Jerusalém é mencionada. É apresentada como promessa aos vencedores da Igreja, mas a Jerusalém de que trata o Apocalipse não é a terrena, mas a Nova Jerusalém, é aquela nova identidade que a comunidade cristã assumirá, tendo sido preparada aqui na Terra.

O professor Massimo Pazzini ministrou uma conferência sobre Jerusalém no Midrash, sobre o livro dos Salmos, ou seja, o comentário rabínico sobre o livro dos Salmos que faz um amplo uso de referências e citações bíblicas que têm uma relação direta ou indireta com Jerusalém e Sião.

Espaço para a topografia de Jerusalém, com prof. Yunus Demirci, que desenvolveu o tema "A topografia de Jerusalém desde seus primórdios até os dias atuais"

Fr. YUNUS DEMIRCI- Professor Studium Biblicum Franciscanum

A topografia é um fato natural dentro do qual vivemos e essa vitalidade pode ser reconstruída graças às escavações arqueológicas, aos estudos históricos, e esses estudos históricos realmente nos dão uma idéia do fascínio deste lugar, que foi habitado por diferentes povos, diferentes nações...

Para Fr. Eugenio Alliata, a peregrinação cristã nasce e se desenvolve como resposta da mente e do coração ao anúncio da fé.

Fr. EUGENIO ALLIATA, ofm- Professor Studium Biblicum Franciscanum

A cidade de Jerusalém é um ponto de atração, não só para o cristianismo, mas também para o judaísmo, para o islamismo, podemos dizer em geral para a humanidade, que frequenta este lugar até hoje. Para o cristão é um desejo que vem do coração:  conhecer Jesus e querer ver a sua terra, querer respirar algo do ar que Ele respirou.

Dentro da proposta de atualização, há ainda uma parte dedicada às visitas guiadas:

GIANANTONIO URBANI- Professor convidado de Excursões Bíblicas SBF

É uma tradição que sempre levamos adiante, desde as suas origens com Padre Bellarmino Bagatti que foi, aliás, um dos fundadores deste curso, onde se acrescenta à exegese - que é a parte mais substancial - as visitas arqueológicas bíblicas, e depois a topografia da cidade de Jerusalém, seus arredores e então a excursão um pouco maior e mais longa, que fazemos às sextas-feiras. Escolhemos áreas geográficas e arqueológicas que nos ajudam a ler as Escrituras de uma forma mais ampla e, por isso, a expressão que podemos dizer da Bíblia sobre a terra, da Bíblia contada, vista e vivida no terreno, está particularmente próxima dos nossos corações, assim como Studium biblicum Franciscanum.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF