Translate

sábado, 22 de abril de 2023

Segredo de confissão ameaçado nos EUA?

Confessionário (Guadium Press)

A Câmara de Washington aprovou um projeto de lei, exigindo que o clero viole o segredo de confissão em certas circunstâncias.

Redação (22/04/2023 09:17, Gaudium Press) Como já se tentou em outros lugares, agora, nos EUA, querem acabar com o segredo de confissão em casos específicos.

Em março, o Senado de Washington aprovou a lei SB 5280, que tornaria o clero informante forçado, ou pessoas obrigadas por lei a relatar casos suspeitos de negligência ou abuso infantil. No entanto, o projeto de lei incluía uma isenção, a do privilégio clero-penitente.

Mas, quando o projeto chegou à Câmara, esta fez uma emenda removendo a isenção. Com essa alteração, o projeto foi aprovado em 11 de abril. Entretanto, essa emenda teria que ser aprovada pelo Senado, o que não aconteceu.

Há, então, várias opções para a Câmara: aprovar o projeto como veio do Senado; remover a emenda e acrescentar outras condições para que o Senado a aprove; ou manter a emenda e pedir ao Senado que reconsidere.

Por sua vez, o bispo de Spokane, Dom Thomas Daly ressaltou aos legisladores que, ao longo da história do cristianismo, “reis, rainhas, ditadores, potentados e legisladores” falharam em sua tentativa de violar o segredo de confissão.

Já o bispo de Seattle afirmou que os bispos de Washington apoiaram a versão que saiu do Senado, entre outras razões “porque a Igreja Católica já considera os sacerdotes como informantes obrigatórios”, desde de que não seja o que eles ouvem em confissão.

Vejamos.

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF