Translate

sábado, 15 de abril de 2023

Por que São João XXIII descreveu a família como a célula da sociedade

Dean Drobot | Shutterstock
Por Philip Kosloski

Ele escreveu em 'Pacem in Terris' que a família é o "núcleo fundamental" da sociedade humana.

A família tem um papel grandioso a desempenhar na Igreja, mas São João XXIII reafirmava que a família é necessária para o funcionamento da humanidade como um todo.

Na sua encíclica Pacem in Terris, ele afirmou:

“A família, baseada no matrimônio livremente contraído, unitário e indissolúvel, há de ser considerada como o núcleo fundamental e natural da sociedade humana. Merece, pois, especiais medidas, tanto de natureza econômica e social, como cultural e moral, que contribuam para consolidá-la e ampará-la no desempenho de sua função”.

São João XXIII acreditava que essa realidade deveria refletir-se em muitas outras áreas da vida civil, como a necessidade de um salário justo.

Uma consequência ulterior da dignidade pessoal do homem é o seu direito a exercer atividades econômicas adequadas ao seu grau de responsabilidade. O trabalhador tem igualmente o direito a uma retribuição determinada de acordo com os preceitos da justiça, o que precisa ser enfatizado. A quantia que o trabalhador recebe deve ser suficiente, proporcionalmente aos recursos disponíveis, para permitir tanto a ele quanto à sua família um padrão de vida compatível com a dignidade humana. O Papa Pio XII o havia manifestado nestes termos:

“A natureza impõe o trabalho ao homem como um dever e o homem tem o correspondente direito natural de exigir que o trabalho que realiza lhe proporcione os meios de subsistência para si e para seus filhos. Tal é o imperativo categórico da natureza para a preservação do homem”.

Os direitos de uma família abrangem também o seu direito à propriedade privada:

“Da natureza humana origina-se ainda o direito à propriedade privada, mesmo sobre os bens de produção. Como afirmamos em outra ocasião, esse direito ‘constitui um meio apropriado para a afirmação da dignidade da pessoa humana e para o exercício da responsabilidade em todos os campos; e é fator de serena estabilidade para a família, como de paz e prosperidade social'”.

São João XXIII acreditava, junto com todos os Papas desde então, que, quando a família é respeitada, a sociedade humana pode florescer.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF