Translate

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

São Mateus Apóstolo - "Vem e Segue-me" (Mt 19, 21)

São Mateus Apóstolo (diocesedeblumenau)

SÃO MATEUS APÓSTOLO – VEM E SEGUE-ME! (MT 19,21)

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Celebramos no dia 21 de setembro a festa litúrgica de São Mateus Apóstolo. Mateus foi apóstolo de Jesus e, assim como todos os apóstolos, foram mártires, pois tiveram o mesmo fim do Mestre. Até o século IV da era cristã, houve uma grande perseguição do império romano contra aqueles que se diziam a favor de Jesus ou professavam a fé n’Ele.

O nome de batismo de Mateus era Levi, tornou-se Mateus depois que aceitou o chamado de Jesus e se tornou apóstolo. Mateus era cobrador de impostos e considerado por toda a sociedade como pecador público, pois os cobradores de impostos muitas vezes não passavam todo o dinheiro recolhido com os impostos para o império romano, e eram acusados de ficar com uma boa parte.

Como sempre, Jesus vai na contramão daquilo que a sociedade da época pensava e vai ao encontro daqueles considerados pecadores públicos e excluídos da sociedade. Jesus sempre pregava a inclusão e dizia que veio para “curar as ovelhas perdidas da casa de Israel”. Jesus vai ao encontro de Mateus, até então Levi, e diz: “Vem e segue-me”. Mateus deixa tudo e começa a segui-Lo.

Mateus tem um evangelho que leva o seu nome e faz parte do conjunto de evangelhos denominados como sinóticos, que também tem o evangelho de Marcos e Lucas. O nome sinótico significa que esses três evangelhos têm algo de semelhante em seus escritos e os três de certa forma conviveram com Jesus. O Evangelho de João é o quarto evangelho e aparece mais nas solenidades e festas.

A principal característica do evangelho de Mateus é o anúncio de Jesus Cristo como o Filho de Deus, do mesmo modo ao qual lhe apresentaram, pois quando Jesus o chama e ele começa a segui-Lo, ele já tinha uma noção de quem de fato era Jesus. Por isso, em seu evangelho, Mateus quer apresentar isso, para que os leitores creiam que Jesus é o Messias, o filho de Deus que devia vir ao mundo.

O evangelho de Mateus foi escrito por volta do ano 60 d.C. O Novo Testamento começa com os evangelhos considerados sinóticos.

Em seu evangelho, Mateus realça o fato de que Jesus é o Messias, que cumpre as promessas do Antigo Testamento. Mateus se preocupa em mostrar a identidade de Jesus e mostrar em Jesus o rosto da misericórdia

divina. Na verdade, a preocupação de todos os evangelistas é mostrar que Jesus veio para todos, não para um povo só, mas para toda a humanidade. A salvação de Deus é para todos aqueles que se abrem de coração sincero a misericórdia de Deus e se arrependem de seus pecados. O próprio Mateus é prova disso.

Mateus, em seu evangelho, também destaca a importância de colocar Deus em primeiro lugar e deixar tudo para depois, inclusive os bens materiais. Deus deve estar acima do dinheiro e Mateus viveu isso, pois quando era cobrador de impostos colocava os bens em primeiro lugar. Jesus o chama para que ele deixasse de servir ao dinheiro e começasse a servir a Deus. Por isso, ele alerta em seu evangelho para que as pessoas não coloquem os bens materiais acima de Deus. “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.” (Mt 6,24).

Após a morte e ressurreição de Jesus, cada apóstolo foi cumprir a missão dada por Jesus de irem aos quatro cantos da terra anunciarem a Palavra de Deus. Mateus foi evangelizar na região da Arábia e Pérsia com o intuito de evangelizar aqueles povos. Os sacerdotes locais começaram a persegui-lo. Esses sacerdotes mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois, ser sacrificado aos deuses. Mas Deus não o abandonou, e, segundo algumas narrativas, enviou um anjo e curou-lhe os olhos e o libertou da prisão. Mateus, então, se dirigiu para Etiópia, onde mais uma vez foi perseguido por um grupo de feiticeiros que opunham a evangelização. No entanto, o príncipe herdeiro faleceu e Mateus foi chamado ao palácio. Por uma graça divina, fez o filho da rainha Candace ressuscitar, causando grande espanto e admiração entre os presentes. Com esse ocorrido, Mateus conseguiu converter grande parte da população. A igreja da Etiópia se tornou uma das mais importantes dos tempos apostólicos.

Ainda não se sabe ao certo o motivo da morte de Mateus, mas algumas fontes dizem que teria morrido na Etiópia. As suas relíquias encontram-se na cripta da Catedral de Salerno. Nesse local, no dia 21 de setembro, é comemorado o dia de São Mateus com uma grande procissão.

São Mateus é considerado o santo padroeiro dos banqueiros, bancárias, alfandegários, da Guardia di Finanza (na Itália), cambistas, contadores, consultores tributários, contabilista e cobradores de dívidas. O Papa Pio XII fez, em 1934, dia 10 de abril, um documento reconhecendo o patrocínio de São Mateus para esses grupos.

Celebremos com alegria a festa do apóstolo São Mateus, ele que foi martirizado por não negar a sua fé em Cristo. Que possamos ir até as últimas consequências no nosso amor a Deus e não desistir daquilo que acreditamos. O nome “Mateus” significa “dom de Deus”, sejamos também nós dom de Deus para quem encontrarmos.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF