Translate

domingo, 31 de maio de 2020

A humanidade de S. Paulo VI (3/4)

Montini era um papa humano simples, na vida cotidiana e no encontro com a multidão, na solidão cotidiana, em contatos frequentes com colaboradores e nos momentos das escolhas mais exigentes.

Do arcebispo Romeo Panciroli

Paulo VI ama o mundo em que Jesus Cristo o chamou para governar a Igreja. Ele foi o primeiro papa que trouxe a Igreja para o meio do mundo, em todo o mundo, definindo-se e assinando a si mesmo como "Viator Christi".

Com um programa preciso e direcionado, alcançou cidades e nações distantes de sua sede para animar aniversários significativos com sua presença. Em todos os lugares ele era portador de calor humano e comunhão eclesial. Se todo bispo, todo pároco e todo cristão fizessem, proporcionalmente, o que ele realizou como animação e renovação, a Igreja estaria muito à frente hoje em seu caminho.
Paulo VI era um homem de considerável coragem que pareceria imprudente se não derivasse de sua fé inabalável e daquele Espírito de Deus com o qual estava cheio: «De todas as experiências que a vida humana pode ter, a mais bela, a mais rica das promessas e consolado, é precisamente o de possuir o Espírito de Deus ».

Coragem para avançar na missão pastoral, com a qual ele foi investido, e no trabalho de renovação conciliar. Sua posição em defesa da vida com a encíclica Humanae vitae foi corajosa, e sua declaração conciliar, Dignitatis humanae , sobre liberdade religiosa, muito comentada nos últimos dias no colóquio internacional promovido pelo Instituto Paulo VI , também é corajosa . finalmente, a profissão de fé, o Credo do Povo de Deus , ousado e comovente , proclamava com vigor na Praça de São Pedro, no final do Ano da Fé.

E sua carta às Brigadas Vermelhas e as palavras proferidas no funeral de seu amigo Aldo Moro ainda estão profundamente gravadas em nossos corações: «E quem pode ouvir nossa queixa se ainda não é você, ó Deus da vida e da morte? Você não ouviu nosso apelo ... pela segurança dele ".

O discurso proferido na reunião do Conselho Ecumênico de Igrejas de Genebra também foi cheio de humildade e orgulho: «Nosso nome é Pedro. Pedro é um pescador de homens, Pedro é um pastor ... E o nome que escolhemos, o de Paulo, indica bastante a orientação que queríamos dar ao nosso ministério apostólico ».

Forte e corajoso o início de sua homilia em Manila, em 29 de novembro de 1970, em um grande parque nos arredores da capital, diante de uma imensa multidão composta principalmente de jovens agricultores e pescadores; com tanta força e convicção, ele se expressou assim: «Eu, Paulo, sucessor de São Pedro, encarregado da missão pastoral de toda a Igreja, nunca teria vindo de Roma a este país extremamente distante, se não estivesse firmemente convencido de duas coisas fundamentais : o primeiro de Cristo, o segundo da sua salvação. Convencido de Cristo; sim, sinto a necessidade de anunciá-lo, não posso silenciá-lo, ai de mim se não proclamar o evangelho. É por isso que sou enviado por ele, pelo próprio Cristo. Sou apóstolo, sou testemunha ».

E por ter sido "enviado", teve a coragem de dizer vários não, para alguns dos quais teve que ser rejeitado por grandes porções da opinião pública, mas cujo significado positivo pode ser julgado adequadamente pela história. Não à contracepção indiscriminada, não ao divórcio e ao aborto, não à violação dos direitos humanos, não às guerras, não ao casamento dos padres (na Igreja Latina), não ao sacerdócio das mulheres, não às pressões disruptivas dentro da Igreja.

Durante sua viagem à Índia, ele foi informado de que o Parlamento italiano havia aprovado a lei sobre a possibilidade de divórcio; em seu retorno, com delicadeza mas firmeza, ele imediatamente e publicamente estigmatizou o evento «que por muitas razões ", disse ele literalmente", pelo amor que especialmente trazemos ao povo italiano, consideramos infelizes ".

Ele era um homem de paciência inesgotável e sabia muito bem que o verdadeiro pastor, antes de separar até o último de seus irmãos da comunhão, deveria procurar todos os outros meios possíveis. Paciência em ataques duradouros a sua pessoa, paciência em esclarecer dúvidas, oferecer motivos de reflexão, criar idéias para o diálogo, especialmente nos casos em que suas intervenções foram interpretadas em uma chave política.

Por sua paciência "demais", que muitas vezes era previdente, ele fora chamado de "Hamlet", incerto. No entanto, ele próprio queria esclarecer: «Costumo ler que sou indeciso, inquieto, medroso, incerto entre influências conflitantes. Talvez eu seja lento, mas sei o que quero. Afinal, é meu direito refletir "; e em outra ocasião: «Questões importantes também são questões complexas. A honestidade quer que eles não sejam tratados às pressas. Temos que respeitar a complexidade ».

Talvez poucos papas se encontrassem em situações históricas tão complicadas, quando as mudanças sociais e religiosas assumiram ritmos giratórios. Ele herdara um Concílio em andamento, um estado de turbulência em toda a Igreja. Paulo VI, admiravelmente preparado por Providence, teve a tarefa de reorganizar e reformar, reconciliar a busca de idéias audaciosas, acompanhar os fanáticos e os alérgicos.

Na caridade, ele teve que presidir à inserção na vida da Igreja das tensões opostas dos impulsos à frente e das forças de frenagem; a confirmação é evidente se você olhar para o trabalho dele como um todo, ao longo dos quinze anos de seu pontificado. Uma consistência e linearidade indiscutíveis são evidentes em suas decisões pesadas e pesadas, muitas vezes inovadoras.

Revista 30 Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF