Translate

domingo, 31 de maio de 2020

Solenidade de Pentecostes: ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO, SENHOR!

Cardeal Dom Sérgio da Rocha
Adm. Apost. Arquidiocese de Brasília
Conforme narra os Atos dos Apóstolos (At 2,1-11), quando era comemorada a antiga festa de Pentecostes, em Jerusalém, no início da pregação apostólica, aconteceu a efusão do Espírito Santo sobre os discípulos reunidos no cenáculo. Por isso, Pentecostes recebeu um novo significado, passando a celebrar a vinda do Espírito Santo. Com esta solenidade, concluímos o Tempo Pascal, suplicando a presença do Espírito Santo em nossa vida e na vida da Igreja. “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e renovai a face da terra”, rezamos com o Salmo 103. “Daí aos corações vossos sete dons”, pedimos através do hino litúrgico conhecido como “Sequência” de Pentecostes.
Nós cremos no Espírito Santo “que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”, conforme rezamos no “Creio” (Credo Niceno-Constantinopolitano). Nós cremos no Espírito da Verdade, o Defensor, o Consolador (Jo 14,26), que nos ilumina e fortalece na vivência e no testemunho da Palavra de Jesus. Por isso, confiantes, suplicamos a sua presença, nesta solenidade, e a cada dia.
A Liturgia da Palavra nos fala da ação do Espírito Santo. Os Atos dos Apóstolos mostra o Espírito iluminando e animando os discípulos na missão, unindo os que falavam línguas diferentes e fazendo-os compreender a pregação dos Apóstolos, “pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (At 2,8). A unidade das diferentes línguas, dom do Espírito, se contrapõe à divisão ocorrida em Babel.  São Paulo também se refere à ação do Espírito, que se manifesta na diversidade de dons e ministérios, “em vista do bem comum” (1Cor 12, 5-6), motivando os cristãos a viverem unidos.  O Evangelho segundo João, ao relacionar o dom do Espírito ao Senhor Ressuscitado, destaca o perdão e a paz, assim como o envio missionário. “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21), afirma Jesus. O Espírito do perdão e da paz nos une para que possamos cumprir a missão de testemunhar o Evangelho.
Neste domingo, ocorre o Jubileu de Ouro da Dedicação da Catedral de N. Sra. Aparecida. Embora celebrado no sábado, devido a Pentecostes, nós continuamos a louvar a Deus pelos 50 anos de Dedicação da Catedral, Igreja-mãe da Arquidiocese, fonte de bênçãos e instrumento de comunhão eclesial, ao longo de sua bela história. Nesta mesma ocasião, expresso o meu louvor a Deus por estes nove anos que estive a serviço desta Arquidiocese querida e a minha profunda gratidão a todos os irmãos e irmãs que me ajudaram a cumprir a missão de arcebispo pelas orações, fraterna estima e colaboração pastoral. Muito obrigado pela atenção à “Palavra do Pastor”. Rezem por mim! Recorrendo à intercessão de nossa Padroeira, suplico as bênçãos de Deus para todos.
Folheto: "O Povo de Deus"/Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF