Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Bispo pede deixar seu cargo para se tornar um eremita

Dom Jacob Muricken. Créditos: Diocese de Palai
NOVA DELHI, 19 Mai. 20 / 12:40 pm (ACI).- O Bispo Auxiliar de Palai (Índia), Dom Jacob Muricken, aguarda há dois anos a aprovação de seu pedido de renúncia do cargo de bispo, para poder se tornar um monge eremita, sendo o primeiro prelado indiano a fazer esse tipo de solicitação.
Dom Muricken, 57 anos, pediu às autoridades que o dispensem de seu cargo para poder assumir uma vida monástica simples.
Em entrevista à UCA News, o Prelado, conhecido por doar um rim há 4 anos, enviou a sua solicitação ao sínodo da Igreja Católica Siro-Malabar de rito oriental e está à espera de uma resposta.
O Prelado comentou que a ideia de viver uma vida monástica surgiu cinco anos depois de ser ordenado Bispo Auxiliar de Palai, como "uma inspiração de Deus", um chamado especial para "abster-me da vida oficial como bispo e outros papéis administrativos na diocese".
"Até então, eu não tinha esse desejo", acrescentou.
Dom Muricken assinalou que espera passar o resto de sua vida "em oração e meditação e levar uma vida ecológica longe da correria e agitação das rotinas de um bispo”.
O Prelado acrescentou que não planeja se juntar a nenhuma congregação monástica existente, mas espera levar uma vida isolada no distrito montanhoso de Idukki.
Além disso, indicou que o Arcebispo principal da Igreja Siro-Malabar, Cardeal George Alencherry, "prometeu considerar meu caso" e que a resposta do sínodo foi adiada devido à necessidade de obter a aprovação do Vaticano para aceitar a renúncia de um bispo sob sua responsabilidade.
Segundo assinalam pessoas próximas ao prelado, Dom Muricken atualmente passa longas horas de oração, seu horário começa às 2h30 para realizar três horas de oração pessoal antes de se juntar a outras pessoas nas orações da manhã.
Dom Muricken nasceu em Muttuchira (Índia), em 16 de junho de 1963. Ingressou no seminário após concluir o mestrado em economia e foi ordenado sacerdote em 1993.
Em 2016, o prelado ganhou as manchetes internacionais ao se tornar o primeiro bispo da Índia a doar um de seus rins a um homem hindu. A doação ocorreu quatro anos depois que foi nomeado bispo auxiliar de Palai, em 24 de agosto de 2012.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
ACI Digital



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF