Translate

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Identificando a Igreja que é “coluna e fundamento da Verdade” (Parte 3/5): ponto 3


Apologética

3. TEXTOS PARALELOS RELACIONADOS COM 1TIMÓTEO 3,15
Uma vez vistos os dois pontos anteriores, creio ser necessário ver esse mesmo ensinamento contido em passagens paralelas, as quais reforçarão ainda mais tudo o que dissemos até agora.
  • “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e dos Profetas, sendo Jesus Cristo a principal pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor” (Efésios 2,19-21).
1Timóteo 3,15 define diretamente “Casa de Deus” como “a Igreja do Deus vivo”. Portanto, sabemos que Efésios 2,19-21 se refere também à Igreja, ainda que esta palavra não esteja presente. Em 1Timóteo, a Igreja é “a coluna e o fundamento da Verdade”; aqui, próprio do “fundamento” da Igreja são “os Apóstolos e os Profetas, sendo Jesus Cristo a principal pedra angular”. Considere, então, que temos conceitos estreitamente relacionados, embora não idênticos. O fundamento da mesma Igreja é Jesus, os Apóstolos e os Profetas.
Jesus é a [principal] pedra angular da Igreja. A Igreja é também identificada com o próprio Jesus, ao ser chamada de “seu Corpo” (cf. Atos 9,5; 22,4; 26,11; 1Coríntios 12,27; Efésios 1,22-23; 4,14;5,23.30; Colossenses 1,24). Logo, se a Igreja está intimamente relacionada com Jesus, este é um forte argumento em si mesmo de que é infalível e sem erro, já que este também é o caso de Jesus.
Em segundo lugar, os Apóstolos e os Profetas (sobre os quais a Igreja também está edificada, cf. Efésios 2,20) não erraram: eles também eram infalíveis ao proclamarem sua autoridade de maneira oral (os Profetas) ou escrevendo a Revelação inspirada (o Novo Testamento, escrito pelos Apóstolos), ou quando infalivelmente proclamaram o Evangelho e outros ensinamentos da Tradição cristã.
Portanto, é indiscutível que devemos concluir que se a Igreja é o fundamento da Verdade, a Igreja deve ser infalível, visto que a Verdade é infalível e o fundamento não pode ser menor e menos forte do que aquilo que se edifica sobre ele. Se a Verdade é infalível (como de fato é), seu “fundamento” também deve ser. A verdade não pode ser edificada sobre qualquer espécie de erro, porque tornaria a base mais frágil do que a super-estrutura que se ergue acima dela, o que constituiria uma antítese.
Pois bem: não apenas se deduz esta ideia do texto de 1Timóteo como temos ainda outros textos que nos ensinam a mesma coisa:
  • “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus 16,18-19).
  • “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à Igreja. E, se também não escutar a Igreja, considera-o como um gentio e publicano” (Mateus 18,15-17).
  • “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido” (2Timóteo 3,14).
  • “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias” (Atos 15,28).
  • “Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Atos 15,25-26).
  • “Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a Igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos” (Atos 15,22).
  • “E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém” (Atos 16,4).
  • “Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou” (Lucas 10,16).
  • “Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós” (Mateus 10,20).
  • “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (João 14,16-18).
  • “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14,26).
Todas estas citações nos ensinam o mesmo que defendemos até agora: a Igreja é infalível! Creio ser conveniente enumerar as doutrinas expostas nessas passagens:
  1. A Igreja tem a autoridade suprema conferida por Deus para guiar, ligar, desligar e estabelecer sentenças e juízos definitivos sobre temas de fé e moral (cf. Mateus 16,18;18,15-17);
  2. A Igreja é infalível quanto aos seus ensimentos, já que os seus líderes também o são (cf. 1Timóteo 3,14; Lucas 10,16; Mateus 10,20);
  3. A Igreja é infalível porque nela encontra-se o Espírito da Verdade, que a sempre guia e protege de todo erro (cf. João 14,16-18; 14,26);
  4. A autoridade da Igreja resta refletida nos Concílios: o caso mais claro é o de Jerusalém, onde vemos como há unidade entre a Igreja e o Espírito Santo e, além disso, ordena-se observar as matérias nele estabelecidas (cf. Atos 15,22.25-26; 16,4).
Assim, vemos que não é errado interpretar 1Timóteo 3,15 como a infalibilidade da Igreja porque ela é o fundamento da Verdade de todo cristão. Esta interpretação está intimamente relacionada com os quatro pontos anteriormente expostos, já que nela há autoridade por ser a Casa de Deus, o Corpo de Cristo, e também porque Jesus concedeu a Pedro as chaves, de modo que seus líderes, Bispos e Cardeais unidos ao Papa, [bem como este último por si] são infalíveis uma vez que o Espírito Santo guia a Igreja e os mantém livres do erro. Ademais, como declara Mateus 10,20, o Espírito Santo fala através deles.
Veritatis Splendor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF