Translate

sexta-feira, 29 de maio de 2020

A humanidade de S. Paulo VI (1/4)


Montini era um papa humano simples, na vida cotidiana e no encontro com a multidão, na solidão cotidiana, em contatos frequentes com colaboradores e nos momentos das escolhas mais exigentes.

Do arcebispo Romeo Panciroli



1.      O Evangelho é sempre a resposta e a luz para os problemas humanos cotidianos, e um deles é precisamente a disparidade excessiva entre os pobres e os ricos que na vida e na sociedade se encontra em situações muito concretas.

Nós cristãos não podemos ser espectadores neutros da pobreza e miséria dos outros, porque, como lemos na constituição conciliar Gaudium et spes , "as alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos homens de hoje, especialmente os pobres e todos aqueles que sofrem são também as alegrias e esperanças, a tristeza e angústia dos discípulos de Cristo, e não há nada genuinamente humano que não encontre eco em seus corações".

O crente de hoje deve defender abertamente a justiça social, como Jesus Cristo nos ensinou, depois os apóstolos e, finalmente, os sumos pontífices em suas memoráveis ​​encíclicas, até a Populorum progressio de Paulo VI, a favor dos povos em desenvolvimento: um documento de particular importância, porque inserido diretamente no coração dos problemas mais quentes do mundo, que propõe um novo conceito de caridade universal para regular as relações entre os povos da opulência e os da fome, a fim de alcançar o desenvolvimento integral cara.

Paulo VI sabia que a missão própria da Igreja, segundo a mesma constituição Gaudium et spes , é de natureza espiritual; mas ele também estava ciente dos laços que, precisamente em virtude de sua missão religiosa, tornam a Igreja verdadeira e intimamente unida à humanidade e à sua história.
O papa Montini, de quem nos lembramos com prazer neste 107º aniversário de seu nascimento, conhecia bem os problemas do mundo porque estava em constante contato com o mundo. "Ninguém carece de pão e dignidade", disse ele antes de sua viagem à Índia, "e todo mundo tem o bem comum como seu maior interesse".

Esses sentimentos serão concretizados durante o seu pontificado em numerosos pequenos e grandes gestos, incluindo, antes de tudo, o presente aos pobres da tiara, dado a ele pela diocese de Milão, para lembrar a todos que a Igreja, seguindo o exemplo de Cristo e em harmonia com o Concílio, sempre foi a mãe dos pobres. Não eram gestos improvisados, mas a expressão de sua sensibilidade particular em relação aos pobres, em total conformidade com os ensinamentos do Evangelho.

"Antes de nosso chamado ao pontificado supremo" , escreveu ele no Populorum progressio, "duas jornadas na América Latina e na África nos colocaram em contato imediato com problemas excruciantes que envolvem continentes cheios de vida e esperança. Cobertos de paternidade universal, fomos capazes, no curso de novas jornadas ... de ver com nossos próprios olhos e quase tocar as sérias dificuldades de tantas populações.

Não é só viajar. Todos os dias, malas cheias de documentos, relatórios das representações pontifícias, resenhas da imprensa de todo o mundo, numerosas correspondências, resumos de práticas, cartas oficiais, rascunhos de mensagens chegavam ao seu escritório.

Paulo VI leu tudo cuidadosamente. Ele estava meticulosamente ciente de tudo em um trabalho diário que muitas vezes durava até depois da uma da manhã, quando, antes de descansar, passava na capela para uma última despedida ao Senhor a quem ele já havia dedicado o primeiro espaço do dia, no «Audiência com Deus». Ele precisava ficar sozinho com ele, ouvi-lo por um longo tempo antes de falar com os homens, em virtude de seu ministério, que o levaria a dar audiência a muitas pessoas, em todo o mundo.

Aproveitemos a oportunidade deste aniversário para examinar mais de perto a complexa personalidade deste Servo de Deus, que nos deixou muitos ensinamentos e grandes exemplos, convencidos de que o tempo exaltará sua figura e trabalhará cada vez mais.

Hoje, todos reconhecem a inteligência lúcida com a qual ele liderou e completou o Concílio e a dolorosa sabedoria com que ele manteve a Igreja no período atormentado do período pós-conciliar. Algumas de suas decisões corajosas, que marcaram pontos fixos e que na época para alguns pareciam ser "fechamentos", foram posteriormente consideradas proféticas em muitos aspectos.

Um exemplo acima de tudo, sua referência, agora muito atual, às raízes cristãs da Europa: "É certo que toda a Europa extrai da herança tradicional da religião de Cristo a superioridade de seu traje jurídico, a nobreza das grandes idéias de seu humanismo e a riqueza de princípios distintivos e vivificantes de sua civilização”. No dia em que a Europa repudiasse esse patrimônio ideológico fundamental, deixaria de ser ela mesma.

Revista 30 Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF