Translate

sábado, 30 de maio de 2020

É amanhã o aniversário de 50 anos da Catedral de Brasília



A Arquidiocese de Brasília celebrará missa em ação de graças pelo jubileu de ouro da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, às 10h30.
A cerimônia, sem a presença de fiéis por causa do isolamento social para conter o avanço do COVID-19, será transmitida ao vivo pelos meios de comunicações sociais da Arquidiocese; pela Rádio Arquidiocesana Nova Aliança e pela TV e Rádio Canção Nova Brasília.
A missa será presidida pelo Cardeal Dom Sergio, seus bispos auxiliares, Dom José Aparecido e Dom Marcony Vinícus e pelo pároco da Catedral, Pe. João Firmino. Á ocasião será também de despedida do, então, Administrador da Arquidiocese, Dom Sergio ao qual esteve à frente da Igreja em Brasília por nove anos.
Historia da Catedral
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958.
Teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da Catedral.
A catedral foi consagrada em 12 de outubro de 1968 (ainda sem teto) e foi oficialmente inaugurada pelo Cardeal D. Eugênio Sales em 31 de maio de 1970, já nesta data com os vidros externos transparentes.
Fonte: Catedral de Brasiília.
Arquivo Público
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF