Translate

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Explosão em Beirute: Cardeal Patriarca do Líbano lança “Apelo aos Países de todo Mundo”

Cardeal Rai: me dirijo a vós porque uma catástrofe abateu sobre Beirute, a noiva do Oriente, o farol do Ocidente está ferida...
Guadium News
Cardeal Rai: me dirijo a vós porque uma catástrofe abateu sobre Beirute, a noiva do Oriente, o farol do Ocidente está ferida…

Redação (05/08/2020 20:17, Gaudium Press) “Beirute é uma cidade devastada. Uma catástrofe abateu sobre ela por causa de uma misteriosa explosão acontecida em seu porto. Beirute, a noiva do Oriente, o farol do Ocidente está ferida”.

“É uma cena de guerra sem guerra. A destruição e a desolação estão em todas as suas ruas, nos seus quarteirões e nas suas casas.

“Dezenas de cidadãos e cidadãs perderam a vida; milhares estão feridos; os hospitais, as igrejas, as casas, as instituições, os hotéis, as lojas e edifícios públicos e privados estão destruídos. Centenas de famílias estão sem abrigo”.

Foi assim que Dom Béchara Boutros, Cardeal Rai,  Patriarca Maronita da Antioquia e de Todo o Oriente inicia seu “Apelo aos Estados do Mundo”  feito nessa quarta-feira, 05 de agosto.

Uma explosão trouxe uma catástrofe que se somou a uma situação precária

O “Apelo” do Presidente da Assembleia dos Patriarcas e Bispos Católicos do Líbano descreve com tintas fortes, mas não exageradas a catástrofe que caiu sobre Beirute.

Mas o Cardeal Boutros Rai prosseguiu com seu “Apelo aos Estados do Mundo” descrevendo a situação em que a explosão do porto de Beirute “encontrou” o país:
O Estado vive “uma situação de falência econômica e financeira que o torna incapaz de fazer face a esta catástrofe humana e urbana;  o povo libanês também está em estado de pobreza e indigência.”

Um colapso generalizado que as instituições libanesas não conseguem reverter sozinhas

Chegou-se, diz o Patriarca Maronita da Antioquia e de Todo o Oriente, a uma situação em que todas as instituições são incapazes de sozinhas reverter a situação:.
“A Igreja que montou uma rede de socorros em todo o território libanês, encontra-se hoje diante de um novo grande dever do qual sozinha ela é incapaz de assumir, mesmo estando por inteiro solidária com os afligidos, as famílias das vítimas, os feridos e os desabrigados, os quais ela está pronta a acolher em suas instituições.”

Cardeal Rai: me dirijo a vós porque uma catástrofe abateu sobre Beirute, a noiva do Oriente, o farol do Ocidente está ferida...

Cardeal agradece e pede em nome da Igreja

O Presidente da Assembleia dos Patriarcas e Bispos Católicos do Líbano continua seu “Apelo” afirmando em nome da Igreja no Líbano: “eu agradeço todos os Estados que expressaram sua disponibilidade de ajudar Beirute, cidade devastada, e me dirijo aos outros países irmãos e amigos, aos grandes Estados, bem como as Nações Unidas,  para se mobilizar e conseguir ajuda imediata afim de salvar a cidade de Beirute, sem qualquer conotação política, porque chegou-se para além da política e dos conflitos.

Eu apelo também às organizações caritativas nos diferentes países para ajudar as famílias libanesas, e particularmente os moradores de Beirute, afim de eles possam curar suas feridas e restaurar suas casas”.

Por que me dirijo a todos os  países, explica o Cardeal

O Cardeal Boutros Rai justifica seu “Apelo”, antes de encerrar: “Durante os últimos anos o Líbano não cessou de viver catástrofes políticas, securitárias, econômicas e financeiras sucessivas, que exigem intervenções para o salvar.”

“O Líbano que ofereceu seu alfabeto ao mundo merece o apoio de seus irmãos e amigos para que possa restaurar sua capital”.

“Eu me dirijo a todos vocês porque sei quanto amais o Líbano e que ireis responder a esse apelo. Eu me dirijo a vós porque sei quanto desejais que o Líbano reencontre seu papel histórico a serviço do homem, da democracia e da paz no Oriente Médio e no mundo”. (JSG)

 https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF