Translate

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O rico simbolismo bíblico e cultural do cedro do Líbano

LEBANESE FLAG
Hiba Al Kallas | Shutterstock
por Cerith Gardiner

A árvore, que aparece na bandeira do Líbano, é citada 70 vezes na Bíblia. Na maioria delas, refere-se ao crescimento espiritual

Após as terríveis explosões do dia 4 de agosto de 2020 em Beirute, o mundo se voltou ao povo libanês, oferecendo ajuda e orações. O que você deve ter notado em muitas publicações de solidariedade na internet é a bandeira libanesa, que tem um cedro ao centro e duas faixas vermelhas nas extremidades, separadas por uma branca.

As faixas vermelhas representam o sangue derramado durante a luta do país pela independência, já a grande faixa branca representa pureza e paz, bem como a neve que cai no país. No meio da bandeira está o cedro do Líbano, uma árvore que remonta aos tempos bíblicos.

Conhecida também como “cedro de Deus, a variedade libanesa do pinheiro costumava crescer no Monte Líbano nos tempos antigos e era apreciada pelos monges cristãos do vale Kadisha. A árvore representava, e ainda hoje representa, santidade, eternidade e paz.

A Bíblia diz:

“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como um cedro do Líbano” (Salmos 92,13).

Com isso, fica clara a força da madeira dessa árvore e suas raízes – o que explica a noção de longevidade e eternidade. A madeira do cedro do Líbano foi usada na construção civil e naval e, mais tarde, nas ferrovias.

O cedro do Líbano é referenciado mais de 70 vezes nas Escrituras e, na maioria das vezes, está relacionado ao crescimento espiritual. E é exatamente essa noção à qual o povo do Líbano pode se apegar com esperança hoje. As raízes do cedro que tocam a faixa vermelha inferior e sua altura que se estende até a faixa superior revelam o relacionamento forte e gratificante com Deus, nosso Pai Celestial.

Aleteia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF