Translate

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

ICONOGRAFIA: Arte cristã

Ecclesia

Arte cristã: tapeçaria da criação

Catedral de Girona, Espanha

Gostaria de me dedicar, neste post, a apresentar uma seleção de peças da arte cristã ao longo dos séculos, e apreciar como a Igreja comunicava sua fé através da arquitetura, escultura, vitrais, afrescos, tapeçarias, pinturas, mosaicos e outros meios de comunicação. O estudo da arte cristã é fascinante - durante séculos, a arte visual foi uma das principais formas em que o povo comum, que não sabia ler, adquiriu compreensão da narrativa da Escritura e da história. A arte cristã estava carregada de símbolos poderosos e pungentes que, estranhamente, foram amplamente usados ​​e entendidos por muitos anos, mas que, frequentemente, parecem estranhos e misteriosos para nós, hoje.

Escadarias na entrada da Catedral de Girona, Catalônia, Espanha

Contemplemos, a propósito, a Tapeçaria de Criação da Catedral de Girona, na Espanha. Esta tapeçaria foi confeccionada no século XI e descreve o relato de criação encontrado em Gênesis 1 e 2. É uma coleção de painéis produzidos por costura em uma toalha de lã. O olhar é logo atraído para o centro da tapeçaria, depois para a posição das nove horas no círculo e, no sentido horário, para as posições das 12 e 15 horas, respectivamente. A metade superior da roda descreve alguns dos eventos de Gênesis 1. Na medida em que o olhar segue no sentido horário para baixo, na posição em torno das 18 horas, Gênesis 2 entra em exibição.

Os animais e peixes foram nomeados por Adão.
Veja também Eva sendo feita do lado de Adão na parte superior esquerda.

Deus é representado no centro da roda, como o Criador do universo. No círculo em torno de Deus, está a expressão latina: Dixitque Deus fiat lux et facta est lux (E Deus disse: "Haja luz e aluz se fez") (Gn 1,3). Note, na posição das nove horas, um círculo escuro, representando a terra "sem forma e vazia" (Gn 1,2). Movendo-se no sentido horário para a posição de 11 horas, vemos a escuridão cobrindo a face das profundezas (Gn 1,2), representado por um anjo sobre o espaço escuro. Em seguida, vemos o Espírito de Deus pairando sobre o abismo, representado como uma pomba que paira sobre o espaço das águas (Gn 1,2). Na posição de 13h, - "E Deus diz 'Que haja luz'" (Gn 1,3), aqui retratado como um anjo que traz luz ao mundo - a palavra latina Lux (luz) está acima do anjo. Na posição de 15 horas, Deus divide a luz da escuridão, chamando à luz Dia e a escuridão, Noite (Gn 1,4-5). O sol é retratado à esquerda como um homem usando uma coroa de luz, e a lua é representada por uma mulher.

À medida que os nossos olhos se deslocam para a posição das 16h e das 18h, somos levados para Gênesis 2. Adão nomeia os animais, pássaros e peixes do mundo (Gn 2,19-20). Finalmente, quando chegamos ao final da roda, vemos Deus tirando Eva do lado de Adão (Gn 2,21-22).

Os animais e peixes foram nomeados por Adão.
Note que Eva é criada a partir do lado de Adão, na parte superior esquerda.

Aqui está toda a tapeçaria, ou o que resta dela. As imagens, na suaborda externa, começando em seu canto superior esquerdo (movendo-se da esquerda para a direita), representam Geon, ou terra, seguido de SansãoVerãoOutonoAnnus ou AnoInvernoPrimavera e Caim. No lado esquerdo, começando logo abaixo de Geon, estão os meses: Iunius (junho), Maius (maio), Aprilis (abril) e Marcius (março). No canto inferior esquerdo está Dies Solis, o Sol, representando o primeiro dia da semana, domingo. Do lado direito os outros meses, mas apenas Iulius (julho), Augustus (agosto) ainda estão lá. No canto inferior direito está Dies Lunae, a Lua, representando o segundo dia da semana, segunda-feira. Olhando para a borda interna ao redor da roda estão os quatro ventos. A linha inferior provavelmente continha uma narrativa da Paixão de Cristo.

Mês de Abril.

A tapeçaria é romanesca, conhecida por sua representação bidimensional de cenas, bem como o retrato plano e simples de seres humanos e animais. A arte romanesca distingue-se claramente da arte gótica posterior, que viu seu apogeu na alta Idade Média (século XIII). Mede 3.65 x 4.70 metros e foi usado originalmente como o dossel do Altar da cruz na catedral de Girona.

Mês de Maio.

Os detalhes do bordado, as cores, os símbolos, a majestade das representações artísticas o culto a Deus, tudo parece estar intrincadamente tecido nesta surpreendente tapeçaria. O que teríamos hoje para comparar com esta obra arte?

Fonte: To Breathe Your Free Air. Discussions on faith, history, and living in a religiously free culture

Ecclesia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF