Translate

sábado, 19 de dezembro de 2020

O Arcanjo Gabriel

Arcanjo Gabriel | Semente das Estrelas
ARCANJO GABRIEL

Etimologia hebraica: homem de Deus ou Deus se mostrou forte.

Gabriel pertence às classificações dos anjos da época do jadaísmo tardio, especialmente na literatura apocalíptica.

Aparece no livro de Daniel, onde explica a visão do carneiro e do bode (Dn 8, 15-16). Sob o nome de "homem Gabriel", retornando a profecia das 70 semanas (Jr 25, 11; 29, 10), precisa-lhe o sentido (Dn 9, 20-27).

Gabriel aparece no livro de Henoc, sob o nome arcanjo, como "posto à frente do paraíso, dos dragões e dos querubins". Ora sua tarefa é guardar o paraíso, ora ele intercede pelos homens.

A tradição judaica conservou esses dados.

Lucas os retorna em seu evangelho da infância. Gabriel tem a missão de anunciar a Zacarias o nascimento de João Batista, e, à Virgem Maria (Lc 1, 11-20.26-28).

Combinando Lc 1, 19; Tb 12, 15 e Ap 8, 2, a tradição cristã viu em Gabriel um dos sete arcanjos ou "anjos da face" conhecidos pela tradição judaica. Com Miguel e Rafael, é um dos três anjos a quem a Bíblia dá um nome próprio.

O arcanjo Gabriel aparece, portanto, como um mensageiro de boas notícias. Talvez sua representação tradicional, com asas, venha de Dn 9, 21, de conformidade com a interpretação geral dos dados da literatura apocalíptica sobre os anjos.

Dicionário Bíblico Universal
Editoras: Aparecida (SP) e Vozes (Petrópolis - RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF