Translate

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Cardeal Tempesta: Os Santos Inocentes

Santo Inocentes- Mártires 

Que cada criança possa crescer em sabedoria, estatura e graça, como o menino Jesus e que nossas famílias possam ser exemplos da Sagrada Família de Nazaré.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist. - Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

A Igreja celebra no dia 28 de dezembro a memória dos Santos Inocentes, que são os primeiros mártires da Igreja. Herodes ao ficar sabendo que os reis magos retornaram por outro caminho, avisados pelo anjo, não voltando até ele, o Rei da Judeia mandou matar todos os primogênitos masculinos, de 0 a 2 anos, pois certamente algum deles poderia ser Jesus.

Herodes não havia entendido o intuito de Deus revelar o seu Filho a humanidade, pensava que ele o destronaria e tomaria o seu reino, já que era assim que o povo aguardava a vinda do messias. Mas o reinado de Jesus seria diferente de todos os reinados que já existiram na terra. Não seria por meio de espadas, guerras ou outras armas. Jesus não moraria em palácio e nem viveria refinado no ouro.

O reinado de Jesus era voltado para os pobres, Ele veio humilde, nasceu numa manjedoura e o intuito do reinado de Jesus era construir o Reino de Deus aqui na terra. Um reino de amor, paz, perdão e misericórdia.

"Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irritado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem (Jr 31,15)! Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino”. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galileia e veio habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno” (Mt 2,16-23).

Essa festa foi instituída pelo Papa São Pio V e ajuda-nos a viver com profundidade esse tempo da oitava de Natal. E como vimos no trecho do Evangelho acima essa festa litúrgica tem como fundamento a Palavra de Deus. A festa de hoje nos ajuda a refletir sobre quantos inocentes morrem nos dias de hoje.

Quantas crianças são abandonadas por seus pais que não querem os filhos, quantas crianças morrem inocentemente vítimas do aborto e do desprezo de seus pais. Nestes dias mesmo estamos assistindo com muita preocupação esse tipo de mentalidade avançar em nosso continente sul-americano. Muitos inocentes não têm uma habitação digna, alimentação, educação e saúde para viverem dignamente. Os direitos básicos lhes são negados ou não podem ser alcançados, que possamos rezar e fazer algo para que essa situação melhore.

Que os responsáveis olhem com carinho para essa situação e não deixem que nenhuma criança seja ferida em sua dignidade e que ninguém tire a sua inocência. O olhar puro e inocente de uma criança se parece ao de Jesus, por isso também celebramos com carinho essa data e devemos cuidar das nossas crianças que são o futuro da nossa pátria.

Por esses inocentes e por nós como cristãos, que possamos construir um mundo mais justo e solidário e possamos criar aqui na terra um lugar bom para se viver, sejam crianças, idosos, adultos e que todos vivam bem e em harmonia.

Que as famílias tenham responsabilidade de educar os filhos com carinho e amor e transmitir a essas crianças os princípios da fé católica. Acompanhar a vida de fé e o crescimento de cada criança.

Que cada criança possa crescer em sabedoria, estatura e graça, como o menino Jesus e que nossas famílias possam ser exemplos da Sagrada Família de Nazaré. E assim, rezemos por tantos inocentes que muitas vezes “morrem” nos hospitais sem mesmo sabermos. Seja por aborto ou porque por motivos precários de saúde não conseguem sobreviver.

Celebremos com carinho e esperança esse dia dos Santos Inocentes, pedindo condições de vida melhor para todas as crianças e que nenhuma morra precocemente. E que todos os santos inocentes intercedam por nós do céu. Amém.

Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF