Translate

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

O que darei ao Menino Jesus?

Guadium Press
Está chegando o dia do aniversário, é necessário preparar o presente!

Redação (19/12/2020 12:26Gaudium Press) Inicia-se o mês de dezembro, a natureza assume um novo colorido, o ambiente todo se modifica. Mesmo que as aparências exteriores não sejam tão intensas como em anos precedentes, a atmosfera é de Natal.

Porém, nem todos são capazes de sentir essa realidade, uma vez que têm o coração submerso em preocupações concretas, e o espírito, se ainda não se encontra afogado, já não se deixa encantar com essas alegrias inocentes.

“Isso é coisa de criança” – afirmam alguns. E, sem perceber, fecham suas almas para a divina influência do Senhor, que está por chegar no dia 25.

Outros há que veem no Natal uma festa meramente social, na qual se trocam presentes e se visitam os parentes (esse ano já não será assim…).

Ora, numa festa de aniversário, quem deve receber o presente não é o aniversariante? Onde está, então, o meu presente para o Menino Jesus?

A Santa Igreja, como Mãe misericordiosa que nunca esquece de seus filhos, mesmo que, por vezes, estes dela se esqueçam, oferece um tempo de penitência e de conversão que precede o nascimento do Salvador: o tempo do Advento.

São poucos dias, durante os quais o intuito não é flagelar-se ou macerar a alma com intensas penitências. É, isto sim, um tempo de reflexão, no qual a alma fervorosa deve fazer uma retrospectiva do ano que passou e encontrar dentro de si mesma o que maculou seu coração, aproveitando para limpar essa mancha e reparar as falhas. Pois o melhor presente de Natal é um coração puro, e é só com ele que se vê a Deus que nasce. Já dizia o Senhor, no sermão das Bem-aventuranças, que só os puros de coração é que verão a Deus. E ver a Deus aqui nessa terra, é estar livre do pecado que obscurece as vistas da alma.

Entretanto, estar livre da mescla de um corpo estranho é o primeiro degrau da pureza, há uma elevação maior, que é a de emitir seu melhor brilho. Assim como o ouro que está livre de gangas é, de fato, puro, só será puríssimo quando seu brilho atingir o máximo de sua capacidade. Dessa forma, para o homem obter a inteira pureza de coração, não basta estar livre do pecado, mas é preciso rumar sempre mais para a perfeição.

Tudo isso é excelente, mas nem todos os corações estão tão distantes assim do pecado, e por vezes até o procuram com avidez. O que fazer, então?

É impossível terminar o caminho, sem antes começar a caminhar. Quanto mais profunda é uma mancha da alma, mais tempo será necessário para retirá-la. Mas o importante, após reconhecer que há uma mácula, é dobrar os joelhos pedindo forças para purificar-se, e depois colocar-se nas mãos da Mãe do Menino-Deus, Maria Santíssima, para que Ela maternalmente termine o trabalho e apresente aquele coração da maneira que o seu Filho deseja. Porque só uma mãe é capaz de agradar um filho como ele realmente aprecia.

Aproveitemos esses últimos dias que antecedem o Natal para averiguar com honestidade quais são as mazelas que tornam impuro o nosso coração e corramos para prepará-lo à maneira que o aniversariante gostará de recebê-lo. Esse é o melhor presente que podemos dar ao Menino Jesus: um coração purificado.

Por Odair Ferreira

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF