Translate

domingo, 27 de dezembro de 2020

Nazaré da Galiléia

Cafetorah
A CIDADE DE NAZARÉ

Etim.: A forma hebraica, atestada por uma inscrição de Cesaréia Marítima do século III ou IV d.C., pede para ser interpretada pela raiz nasar: guardar, vigiar, ou seu derivado naser: broto (porque o broto fica em hibernação durante o inverno e desperta no começo da primavera). Portanto, "A Guarda, ou a Sentinela, ou a Primaveril".

Nazaré, desconhecida no Antigo Testamento, parece que foi fundada poe exilados que regressaram para a Galiléia. Nos tempos evangélicos, é uma localidade sem prestígio (Jo 1, 46; cf. 7, 14). Aí nasce e mora a Virgem Maria, aí se estabelece o seu esposo José, e para lá regressam com o Menino Jesus. Dela parte Jesus para iniciar Sua vida pública (Mc 1, 9). Uma passagem por Nazaré obtém apenas um pequeno momento de sucesso (Mc 6, 1-6 e Lc 4, 16-30)

As escavações efetuadas em 1955 para a reconstrução do santuário, descobriram habitações rupestres com silos, adegas e um lagar revestido de mosaico. Os restos de cerâmica atestam uma habitação do primeiro século a.C. e seguintes. Restos da Igreja bizantina primitiva, atestada literariamente em 570, remontam ao século V. Uma grande Igreja gótica, erguida pelos cruzados, deixa fundações complexas, perfeitamente visíveis no solo. Nunca terminou a construção e há belos capitéis, encontrados enterrados, em perfeito estado. Essa igreja foi totalmente arruinada em 1263. Uma pequena construção de estilo clássico durou de 1730 a 1955, quando foi preciso substituí-la pela grande basílica atual. Os construtores tiveram o mérito de preservar numa cripta acessível ao públicoos restos das habitações e das igrejas antigas.

Dicionário Bíblico Universal
Ed. Aparecida - SP e Ed. Vozes - Petrópolis - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF