Translate

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

AARÃO: SACERDOTE DO SENHOR (PARTE 2/2)

Aarão | Canção Nova

UMA MEMÓRIA DE DEUS PARA O SEU POVO

A carta aos Hebreus, no Novo Testamento, nos diz algo muito bonito sobre Aarão: “Ninguém arroga a si mesmo esta honra (de ser sacerdote), ela é recebida por chamamento de Deus, como sucedeu a Aarão” (Hb 5, 4). Nessas palavras, o autor da carta deixa claro que a vocação é um chamado divino e qualquer serviço assumido em nome de Deus só tem sentido se for resposta a tal chamado.

Aarão foi chamado por Deus para ser sacerdote. Mas como, então, viver essa vocação? O capítulo 18 do Livro dos Números prescreve como dever ser o sacerdote. Nele, Deus diz a Aarão: “Não terás patrimônio na terra deles, nem terás parte alguma no meio deles. Eu é que serei tua parte e teu patrimônio no meio dos filhos de Israel” (Nm 18, 20). Também o Livro do Eclesiástico, no elogio a Aarão, diz que Aarão foi “circundado com romãs, com sininhos de ouro numerosos em volta, os quais tilintavam a cada um de seus passos, fazendo ouvir seu tilintar no Templo, como memorial para os filhos de seu povo” (Nm 45, 9).

Compreendemos, assim, que o sacerdote é um escolhido de Deus para ser memorial desse mesmo Deus no meio do povo. Tudo que ele tem é Deus. Tudo o que faz como sacerdote lembra ao povo a presença de Deus no meio deles. Assim foi a vida de Aarão, dos seus filhos e de toda a tribo de Levi, que foi escolhida para ser a porção sacerdotal do povo de Deus.

Revista EcoandoEditora Paulus nº 18  (Págs. 10 e 11)

Dezembro/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF