Translate

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Sacerdote e microbiologista trabalha em vacina COVID de baixo custo

Padre Nicanor Austríaco. Crédito: Frades Dominicanos

Providence, 21 dez. 20 / 11:28 am (ACI).- O sacerdote dominicano e doutor em microbiologia, Pe. Nicanor Austriaco, está nos estágios iniciais de um projeto para desenvolver uma vacina contra a COVID19, que seja de baixo custo e, portanto, acessível para os mais pobres.

Pe. Austriaco é filipino e professor de Biologia e Teologia no Providence College, em Providence, Rhode Island (Estados Unidos). Sua iniciativa se chama "Projeto Pagasa" e decidiu lançá-la ao ver que "muitas das vacinas disponíveis já foram oferecidas a nações ricas com recursos".

Seu projeto "ainda está em estágios de desenvolvimento pré-clínico e deverá primeiro ser testado em animais antes de que se fale em voluntários humanos".

A vacina na qual está trabalhando é à base de levedura, não precisa de refrigeração e será administrada por via oral.

O sacerdote acredita ter fundos suficientes para realizar o processo e explica que só pedirá a aprovação do governo se os testes em animais derem certo, embora demore muitos meses para testar a eficácia da vacina.

Os experimentos serão realizados em laboratórios nos Estados Unidos, enquanto os testes em animais serão realizados nos laboratórios da Universidade de Santo Tomás, em Manila (Filipinas).

Pe. Austriaco se formou em bioengenharia pela Universidade da Pensilvânia, com o grau de suma cum laude, em 1989. Depois, estudou no prestigioso Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 1996.

Entrou para a Ordem dos Pregadores (Dominicanos), em 1997, quando era estudante no Howard Hughes Medical Institute. Em seguida, fez estudos eclesiásticos e obteve o doutorado em liturgia na Universidade de Friburgo (Suíça), em 2005.

É autor do livro "Biomedicina e bem-aventuranças: uma introdução à bioética católica".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF