Translate

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Papa pede à igreja em Portugal “particular atenção” aos mais atingidos pela crise

Conferência Episcopal Portuguesa em Visita
Ad Limina Apostolorum em 8 de janeiro de 2021

Nova Presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) foi recebida pela 1º vez pelo Papa Francisco no Vaticano.

Domingos Pinto - Lisboa

“O Papa Francisco acentuou que se deve prestar particular atenção às crianças, aos idosos e aos migrantes, os mais atingidos por esta crise. Salientou que se deve cuidar com toda a atenção da relação entre jovens e idosos, por estar em questão a ligação intrínseca entre a herança que os idosos transmitem e as raízes para as quais os mais jovens devem olhar”.

A preocupação é sublinhada numa nota divulgada no final da audiência que o Papa concedeu no passado dia 8 de janeiro no Vaticano à nova Presidência da Conferência Episcopal Portuguesa.

Uma delegação constituída pelo presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal, respetivamente, D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes, e pelo secretário e porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa.

O encontro abordou os “desafios” que a Covid-19 coloca à ação da Igreja Católica, tendo o Papa manifestado a sua “esperança” de que a pandemia “seja brevemente ultrapassada, com a convergência dos esforços de toda a humanidade”.

Os bispos manifestaram a disposição de “diálogo e respeito pelas orientações das autoridades governamentais e sanitárias”, nesta situação pandémica, e “na procura de respostas sociais em relação àqueles que são mais atingidos pela pandemia, os mais pobres e descartados”.

Já sobre a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a realizar em Lisboa em 2023, os prelados sublinharam que a preparação deste evento “está em andamento, tendo em conta evidentes atrasos, dada a situação atual”.

“O Santo Padre manifestou o seu entusiasmo por este acontecimento mundial de encontro com os jovens, mantendo a esperança de poder estar em Portugal em 2023”, lê-se na nota da CEP.

“Foi um excelente encontro fraterno em que tivemos a oportunidade de manifestar a comunhão e sintonia dos bispos portugueses para com o Santo Padre e a Igreja Universal. Exprimimos também o apreço do povo português pelo Papa Francisco e pelos temas que tem proposto à reflexão da Igreja e da sociedade”, refere a delegação portuguesa.

“O encontro terminou com o profundo reconhecimento do Santo Padre pelo relevante trabalho da Igreja em Portugal e com a Bênção Apostólica para a Igreja e todo o povo português”, conclui a nota.

A nova Presidência da CEP foi eleita a 16 de junho para o triénio 2020-2023, durante a 198ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa.

Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF