Translate

terça-feira, 27 de abril de 2021

A história de quando o Papa Francisco mentiu para sua mãe

Jorge con mamma Regina e Papà Mario.
HO / BERGOGLIO FAMILY / AFP
Por Gelsomino Del Guercio

O futuro Papa Francisco, aos 19 anos, escondeu sua vocação de sua mãe Regina. E quando ela descobriu que ele estudava Teologia e não Medicina, Jorge respondeu: "A minha medicina é a das almas".

Jorge Mario Bergoglio, quando jovem, prometeu à sua mãe que seria médico. E quando dona Regina percebeu que ele não estava estudando Medicina, mas Teologia, e o acusou de ter mentido para ela, ela respondeu. “Não menti, a minha medicina é a das almas”.

“Vou estudar medicina”

Emanuela Pizziolo conta no livro “Papa Francisco, la fuerza de la humildad” (Editora Quadratum), que o futuro pontífice, aos 19 anos, recém-formado, disse à mãe que queria avançar nos estudos. “Que boa notícia, filho”, exclamou dona Regina.

“E que faculdade você vai escolher?” “Medicina”, responde Jorge. Havia entusiasmo na família pela escolha do rapaz, que de certa forma já esperava por isso.

Quarto de estudos

Dona Regina passou a se preocupar com o ambiente de estudos de Bergoglio em casa, pois em um lar cheio de irmãos e irmãs havia barulho a qualquer hora do dia.

Por isso, ela resolveu preparar um quarto de estudos para ele, com escrivaninha e estante. Nesse quartinho, Jorge começou a passar o tempo estudando.

“Ele se tornará um grande médico”

“Meu filho vai se tornar um grande médico”, garantiu dona Regina aos vizinhos e a todos que ouviram suas palavras com orgulho sobre o filho mais velho. “Às vezes ele até se esquece de comer, mergulhado nos livros.”

Nesse ínterim, Jorge pedira à mãe que não entrasse no quarto de estudos, explicando que ele próprio cuidaria da limpeza, pois temia que ela perdesse involuntariamente alguns papéis ou notas importantes.

A descoberta

Certa tarde de 1957, porém, dona Regina aproveitou um momento de ausência de Bergoglio para fazer uma limpeza mais caprichada no quarto.

Assim que entrou no ambiente de estudos, ela entendeu imediatamente que havia algo errado. Em vez de livros de medicina, ela encontrou um número impressionante de textos de teologia e filosofia. Dona Regina saiu do quarto com as mãos trêmulas e foi para a cozinha.

“Remédio para almas”

Pouco depois, chegou Bergoglio. Regina lhe disse: “Jorge… você me disse que estudava medicina”. “Sim, mãe”, respondeu ele. “Por que você mentiu para mim”, insistiu Dona Regina. “Não, mãe, estou estudando medicina para as almas!”, disse o futuro Papa Francisco.

A mãe começou a chorar. A decepção foi forte. Para uma família de imigrantes como a deles, um filho médico teria sido uma verdadeira redenção social.

“Dois anos de luta”

Jorge havia lutado contra o chamado de Deus por dois anos e quanto mais tentava escapar do que agora sabia ser o seu destino, mais inevitável se tornava a necessidade de se entregar totalmente ao Senhor.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF