Translate

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Papa em telegrama ao Peru: "violência injustificável" na morte de missionária leiga

As exéquias de Nadia foram realizadas
nesta quarta-feira (28), no Peru |
Vatican News

O bispo de Chimbote, dom Angel Francisco Simon Piorno, celebrou nesta quarta-feira (28) o funeral de Nadia De Munari, a voluntária permanente da Operação Mato Grosso. A missionária foi agredida na quarta-feira passada e morreu no sábado (24). Em um telegrama ao prelado, Francisco oferece orações pela falecida Nadia, de 50 anos, e lembra dos muitos missionários que perderam a vida durante o serviço ao Evangelho e "aos mais necessitados e indefesos".

Alessandro Di Bussolo - Vatican News

Vatican News

O funeral de Nadia De Munari, a missionária leiga da Operação Mato Grosso que morreu no sábado (24), após violenta agressão sofrida na noite entre terça e quarta-feira no seu quarto, no Centro Educacional "Mamma Mia" que dirigia em Nuevo Chimbote, foi realizado nesta quarta-feira (28) na mesma cidade, no Peru. As exéquias, na Igreja de Assunção da Virgem Maria, foram presididas por dom Angel Francisco Simon Piorno, bispo de Chimbote, cidade costeira peruana onde trabalhava a voluntária vicentina, de 50 anos.

Ela dirigia 5 creches e uma escola elementar do movimento fundado por padre Ugo De Censi. Um serviço para mais de 500 crianças na favela de Nuevo Chimbote, que acolhe migrantes em busca de um modo de vida, que desceram das aldeias muito pobres dos Andes, no que o povo do lugar chegou a chamar de "invasão". Todos os sacerdotes missionários italianos da entidade presentes no Peru concelebraram. Muitas crianças assistidas pela missionária também estavam presentes nas exéquias. (Assista ao vídeo do funeral).

O telegrama do Papa: desaprovação firme pela violência

Para a ocasião, o Papa Francisco enviou um telegrama em espanhol, assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, ao bispo de Chimbote, através do núncio apostólico no Peru. O Pontífice reiterou "a mais firme desaprovação por este novo e injustificável episódio de violência, que se soma a muitos outros em que os missionários perderam a vida enquanto realizavam com abnegação o próprio serviço a serviço do Evangelho e da assistência aos mais necessitados e indefesos".

Orações por Nadia e proximidade aos pais

"Enquanto oferece orações pelo descanso eterno da alma desta voluntária e a confia à intercessão da Mãe de Deus", o Papa expressa no telegrama a própria "proximidade paterna aos pais, familiares e parentes, assegurando a sua lembrança na oração e a sua bênção sobre todos aqueles que participarão das exéquias, tanto no Peru como, o mais rápido possível, na Itália".

Pelo menos duas semanas para a chegada do corpo na Itália

Para a chegada do corpo de Nadia na Itália, em Schio, onde Nadia nasceu e onde vive a sua família, serão necessários cerca de 20 dias, segundo o prefeito Valter Orsi que nestes dias esteve em contato com os pais da voluntária. A autópsia foi realizada, a investigação está em andamento, mas ainda levará mais de duas semanas para liberar a transferência do corpo.

O prefeito explicou à imprensa local que estão "em contato constante com a Farnesina e pediu que o custo da viagem do corpo da nossa Nadia fosse suportado pelo ministério. A família de Nadia é muito unida, está vivendo a dor com grande dignidade, extremamente provada pela tragédia. Mas levará mais alguns dias, também porque o Peru não aderiu à convenção que poderia acelerar a repatriação do corpo".

O último adeus em Giavenale di Schio, a paróquia de Nadia

Os dias, então, são de espera para os pais idosos de Nadia, Teresina e Remigio, para as duas irmãs e para toda a comunidade de Giavenale, um vilarejo onde vive a família, e de Monte Malo, onde vive a fraternidade missionária ligada à Operação Mato Grosso que apoiava Nadia no serviço no Peru. Há uma longa expectativa para poder dar o último adeus terreno e para sepultar esta filha da região do Vêneto, na Itália, que passou mais da metade de sua vida na América Latina, a serviço dos pobres.

Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF