Translate

quarta-feira, 2 de março de 2022

Quaresma: a Igreja tem um convite especial para você

Jeffrey Bruno
Por Mário Scandiuzzi

Aproveitemos a Quaresma para a nossa conversão, para mudarmos a direção de nossa vida e coloca-la no caminho que nos leva à salvação.

“Convertei-vos e crede no Evangelho”. Este é o convite que a Igreja faz a todos nós neste tempo da Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas. 

As leituras, dos livros do profeta Joel (2, 12-18), da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios (5, 20-6,2) e do Evangelho de São Mateus (6, 1-6.16-18), nos propõem reflexões sobre nosso modo de vida e o convite para seguirmos no caminho do Senhor e, caso tenhamos nos desviado, possamos fazer a conversão. Ou seja: mudar a direção da nossa caminhada. 

O profeta Joel nos lembra que devemos promover a mudança interior, de nossos corações, e não de nossa aparência: “Rasgai vossos corações e não vossas vestes, voltai ao Senhor vosso Deus porque Ele é bom e compassivo”. (Joel , 2, 13). 

Já São Paulo nos aconselha: “Reconciliai-vos com Deus” (2Cor 5, 20). 

E Mateus nos mostra os caminhos que Jesus ensinou para que possamos fazer aquilo que é agradável a Deus: esmola, oração e jejum. Mas não simplesmente atos mecânicos, para mostrar aos outros o que estamos fazendo de bom. Devemos fazer as boas obras para agradar o Pai, nosso Criador. Por isso, nada de “tocar as trombetas diante de ti” (Mateus 6,). 

Quaresma: preparação para a Páscoa

A Quaresma é a preparação para a Páscoa do Senhor, para que possamos renascer em Cristo, como novas criaturas. E para isso, é preciso uma caminhada constante de conversão, em busca do Reino dos Céus. As cinzas nos lembram que somos pó e ao pó voltaremos, mas pela graça de Deus poderemos alcançar a salvação e a vida eterna. Que possamos nos dar conta de que muitas vezes saímos do nosso caminho e que precisamos da misericórdia de Deus.  

Aproveitemos a Quaresma para a nossa conversão, para mudarmos a direção de nossa vida e coloca-la no caminho que nos leva à salvação. 

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF