Translate

quarta-feira, 16 de março de 2022

Ex-bispo anglicano é ordenado padre católico

Catherine Williams, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O pe. Jonathan Goodall, que se converteu em 2021, recebeu a ordenação católica neste sábado, 12 de março.

Ex-bispo anglicano, o agora padre católico Jonathan Goodall, convertido em 2021, recebeu a ordenação sacerdotal neste sábado, 12 de março, em ceromônia celebrada pelo cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, na Inglaterra.

Ele agora será pároco da igreja de São Guilherme de York (Saint William), em Londres.

Ex-bispo anglicano convertido à Igreja Católica

Jonathan Goodall foi bispo anglicano de Ebbsfleet, na Inglaterra, e anunciou em 3 de setembro de 2021 que renunciará ao ministério anglicano:

“Tomei a decisão de renunciar como bispo de Ebbsfleet para ser recebido na plena comunhão com a Igreja Católica Romana, após um longo período de oração, que foi um dos períodos mais difíceis da minha vida. A vida na comunhão da Igreja da Inglaterra modelou e alimentou o meu discipulado como cristão católico ao longo de muitas décadas. Foi aqui que recebi, pela primeira vez e durante metade da minha vida como sacerdote e bispo, a graça sacramental da vida e da fé cristãs. Sempre conservarei e serei grato por isso”.

Goodall, de 60 anos de idade, era bispo de Ebbsfleet desde 2013. Ele prosseguiu:

“Tenho a confiança de que todos vocês acreditarão que eu tomei a minha decisão como uma forma de dizer sim ao novo chamado e convite de Deus, e não como uma forma de dizer não ao que conheci e experimentei na Igreja da Inglaterra, com a qual tenho uma grande dívida”.

Jonathan Goodall prestou apoio às comunidades anglicanas que não reconhecem a ordenação presbiteral e episcopal de mulheres, aprovada faz alguns anos na Igreja da Inglaterra. Ele mantém ainda vínculos muito importantes com a abadia de Westminster, já que ali foi capelão desde 1992 e vigário desde 2004.

O atual arcebispo anglicano de Canterbury, Justin Welby, emitiu um comunicado de imprensa, naquele mesmo dia 3 de setembro, declarando aceitar a decisão de Goodall e ser-lhe grato pelos anos de “ministério e fiel serviço” à sua comunidade.

Outros bispos anglicanos convertidos ao catolicismo

Jonathan Goodall é o segundo bispo de Ebbsfleet que decide aderir plenamente à Igreja Católica. Em 2010, Andrew Burnham renunciou ao bispado anglicano e, após formalizar a sua comunhão com a Igreja, foi ordenado sacerdote católico e passou a exercer o ministério no Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham. Ele hoje é pároco católico.

Na mesma época, também renunciaram ao episcopado anglicano para se converterem oficialmente ao catolicismo os reverendos Keith Newton, ex-bispo de Richborough, e John Broadhurst, de Fulham.

Antes ainda, o reverendo Graham Leonard, que havia sido bispo de Londres de 1981 até 1991, havia decidido aderir plenamente à Igreja Católica em 1993.

Os bispos anglicanos que mais recentemente aderiram à fé católica foram o reverendo Peter Forster, de Chester, se converteu ao catolicismo em uma cerimônia privada realizada na Escócia ao final de 2021, e o reverendo Michael Nazir-Ali, de Rochester, que também já foi ordenado sacerdote católico em outubro de 2021.

Um dos mais célebres casos de clérigo anglicano convertido ao catolicismo é do cardeal Newman, canonizado pelo Papa Francisco em 2019 como São John Henry Newman. Conheça a sua história acessando o artigo recomendado logo abaixo desta matéria.

Quanto a Jonathan Goodall, ele finalizou a notícia da sua conversão declarando:

“Estou profundamente grato a todos os que generosamente apoiaram a Sarah e a mim ao longo destes anos, em especial aos leigos e ao clero de Ebbsfleet, que foi o centro e a alegria do meu ministério e devoção desde que me tornei bispo em 2013. Foi um privilégio imenso. Espero poder servir à Igreja no futuro, da forma como eu venha a ser chamado a servir”.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF