Translate

sábado, 19 de março de 2022

Ucrânia. "Toda a humanidade deve ser protegida, a guerra não tem vencedores"

"A guerra não tem vencedores, todos perdem" | Vatican News

Fazendo alusão ao pedido de uma zona de exclusão aérea para a Ucrânia, feito estes dias não somente pelo governo de Kiev diante da guerra em curso no país do Leste europeu, a fonte da Igreja local - que por razões de segurança pede o anonimato - afirma que, no seu entender, "não se pode dizer que somente o céu acima da Ucrânia precisa de proteção. É toda a humanidade que precisa de proteção. Porque se a Ucrânia perder, o mundo inteiro perde, a guerra não tem vencedores, todos perdem", enfatiza.

Vatican News

"O país está devastado, milhões de refugiados estão fugindo das áreas de combates e a guerra está se aproximando cada vez mais da capital Kiev. As tropas da Federação Russa estão avançando de forma lenta, mas inexorável, e o número de combatentes mortos de ambos os lados está aumentando, muitos são pouco mais que adolescentes." Foi o que disse à Fides - agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos - uma fonte da Igreja local, que por razões de segurança pede o anonimato.

A Igreja inteira está ao lado do sofrimento do povo

"Muitos sacerdotes, nas cidades sitiadas, apesar das dificuldades permanecem em seu lugar como capelães das igrejas, greco-católicos, ortodoxos (mas também judeus e muçulmanos junto com os líderes de outras comunidades religiosas)" - explica a fonte.

"A Igreja inteira está ao lado do sofrimento do povo. Os pastores estão com as ovelhas e conhecem a dor, conhecem o cheiro das ovelhas, são os bispos com o seu rebanho. O Papa no Angelus de domingo, 13 de março, fez ouvir ainda mais alto sua voz com uma mensagem de paz", ressalta.

A guerra não tem vencedores, todos perdem

"Esta não é uma guerra da televisão ou dos jornais, não é uma história da segunda guerra mundial, mas uma guerra que está ocorrendo diante de nossos olhos, que não termina há mais de duas semanas. A questão é o que podemos fazer em relação a tudo isso?"

Fazendo alusão ao pedido de uma zona de exclusão aérea para a Ucrânia, feito estes dias não somente pelo governo de Kiev diante da guerra em curso no país do Leste europeu, a fonte da Igreja local afirma que, no seu entender, "não se pode dizer que somente o céu acima da Ucrânia precisa de proteção. É toda a humanidade que precisa de proteção. Porque se a Ucrânia perder, o mundo inteiro perde, a guerra não tem vencedores, todos perdem".

(com Fides)

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF