Translate

sábado, 26 de março de 2022

Ucrânia, Circo-Teatro Elysium: dor, solidariedade e o sonho de um mundo diferente

Circo-Teatro Elysium de Kiev | Vatican News

Embarcar numa turnê na Itália para apresentar um espetáculo cheio de cores e fantasia e não poder voltar para casa: é a aventura dramática que vive uma companhia circense de teatro na Ucrânia. Os teatros em várias cidades italianas estão oferecendo espaço em seus cartazes para o trabalho dos artistas e a cidade de Reggio Emilia tem trabalhado para permitir que seus familiares possam se unir a eles.

Adriana Masotti – Vatican News

A turnê italiana do Circo-Teatro Elysium de Kiev deveria terminar em 13 de março em Brescia, mas outras datas e outras cidades estão aderindo à turnê para dar aos artistas, cerca de trinta dançarinos, acrobatas e ginastas a oportunidade de ficarem longe da guerra em andamento em seu país. A partir do dia 30 deste mês e pelo menos até 1º de maio, eles voltarão a se apresentar propondo seu espetáculo, “Alice no País das Maravilhas”. Entre as instituições que até agora aderiram à construção desta rede de solidariedade estão a Fundação ERT, Accademia Perduta/Teatros Romagna, o Teatro Reggio em Parma e o Teatro degli Arcimboldi em Milão. As reprises estão programadas em vários locais da Emilia Romagna e depois na Lombardia, Toscana e Veneto.

Um espetáculo que faz sonhar com um mundo melhor

""Alice in Wonderland" repropõe o conto de fadas de Lewis Carroll, "Alice no País das Maravilhas", e antes de chegar à Itália foi um sucesso na França, Rússia, Belarus e China. Roberto Romaniello, produtor do espetáculo e em constante contato com a compagnia, tem trabalhado para organizar uma turnê não planejada em apenas alguns dias. É ele quem, nos microfones do Vatican News, fala sobre os sentimentos e histórias dos acrobatas, dançarinos e palhaços do Circo-Teatro Elysium:

Roberto Romaniello, a turnê do Circo-Teatro Elysium de Kiev começou quando ainda parecia impossível que algo pudesse acontecer na Ucrânia. Como os artistas ucranianos viveram e reagiram à deflagração do conflito?

Naturalmente eles reagiram mal, porque todos eles tinham suas famílias na Ucrânia, quase todos os artistas são de Kiev, e depois do espanto passaram ao medo. Por esse motivo, nós, com a ajuda dos teatros italianos, decidimos estender a turnê e nos certificamos de que todas as suas famílias pudessem vir para a Itália. Alguns já chegaram, outros 4 ou 5 estão a caminho, mas até o final desta semana todos chegarão e serão todos hospedados pela cidade de Reggio Emilia, que se moveu muito rapidamente nos encontrando acomodação e também nos oferecendo grande apoio.

Circo-Teatro Elysium de Kiev | Vatican News

Qual é a importância desta solidariedade para os artistas e suas famílias?

É muito importante, para eles é tudo, é a vida. Portanto, é fundamental que as famílias sejam cuidadas e que os artistas possam continuar trabalhando, sendo capazes de sustentar suas famílias trabalhando e não com doações.

Há alguma coisa para nos dizer entre as coisas que o senhor sabe sobre esses artistas?

Posso lhes dizer o que eles relataram nas entrevistas que fizeram no início do conflito, quando os jornalistas lhes perguntaram o que sabiam dos parentes e amigos que tinham ficado na Ucrânia. As suas respostas foram que havia guerra no país, uma verdadeira guerra, que havia bombas de verdade, que há destruição neste momento. Portanto, não só não poderão voltar tão cedo, como nem sequer sabemos quando voltarão, que tipo de país encontrarão e como será reconstruído e em quanto tempo...

Falamos sobre o programa "Alice no País das Maravilhas": do que se trata? Que tipo de espetáculo é esse?

É um espetáculo de dança e circo contemporâneo, assim dentro da história há todos os personagens clássicos do conto de fadas. Alice e o Coelho Branco, o Chapeleiro Louco, a Rainha, etc. ..., a encenação, a história é feita através de imagens 3D, uma tecnologia de iluminação muito precisa e números circenses e de dança. É um espetáculo familiar, um espetáculo para todos, para as crianças que estão vindo e que já vinham, porque na realidade o espetáculo estava indo muito bem mesmo antes do que aconteceu, então é um espetáculo adequado para toda a família e dentro deste quadro, há um pouco de tudo: desde a dança aos números circenses e à tecnologia contemporânea.

Antes da turnê na Itália, a companhia de Kiev se apresentou na França, mas também na Rússia e na Belarus. É triste pensar agora em quem sabe quando esses artistas poderão voltar à Rússia, nessas barreiras que se interpõem no caminho da arte...

Sim, nos últimos anos eles estiveram lá e tiveram grande sucesso, e é muito triste agora, especialmente o que está acontecendo com os artistas russos é muito triste, porque se por um lado há a destruição de um país, por outro há a destruição de uma cultura, ou seja, há artistas que, embora não alinhados com o governo de Putin, são demitidos pelo mundo, intelectuais que não podem mais escrever por causa de uma espécie de russofobia que estamos vendo e que achamos bastante repugnante. Digo isto claramente em nome dos artistas ucranianos com os quais falo todos os dias, sabendo que muitos artistas russos são seus amigos, são seus colegas, trabalharam juntos, certamente não os dividem em guetos.

Um fato um tanto estranho para representar um mundo dos sonhos, o mundo das maravilhas, no contexto de uma guerra que toca tão de perto. Que mensagem poderia vir do espetáculo Circo-Teatro Elysium?

Bem, definitivamente uma mensagem de esperança porque acredito que para ter um mundo melhor é preciso também poder sonhar com isso. A outra mensagem muito forte que esses jovens dão com esse espetáculo é que a Ucrânia é um país europeu. De fato, se tivesse sido feito em Londres ou Roma ou Milão, não mudaria nada porque é um espetáculo absolutamente no padrão mundial e europeus. As pessoas costumam pensar que a Ucrânia é um país assim, um pouco atrasado, mas na realidade Kiev era uma cidade absolutamente na vanguarda. O que esta companhia e suas famílias precisam é que as pessoas vão ao teatro, porque se as pessoas forem ao teatro, eles podem continuar seu trabalho e se sustentar. O meu convite é, portanto, que ao invés de uma doação, se alguém quiser dar uma mão e o espetáculo estiver em sua cidade, vá e compre um ingresso. Isso certamente seria de grande ajuda e também muito mais digno para esses artistas.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF