Translate

sexta-feira, 18 de março de 2022

Você sabe fazer o exame de consciência?

© Luxorphoto / Shutterstock
Por Hozana

Alguns escritores nos falam que o exame de consciência pode ser dividido em três etapas.

Todos nós cristãos sabemos da grande importância do exame de consciência, não somente para quando nos preparamos para fazer uma boa confissão, mas também devemos praticar este exercício à noite antes de se fazer a oração da noite.

São João Crisóstomo dizia que se uma pessoa fizesse seu exame de consciência todos os dias no período de trinta dias, sem dúvida essa pessoa estaria no caminho da santidade. Santo Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas, praticamente dirigia espiritualmente seus discípulos somente com o exame de consciência e a prática dos sacramentos. 

Então vejamos como é importante praticar o exame de consciência. Alguns escritores nos falam que o exame de consciência pode ser dividido em três etapas: a primeira, identificar os nossos atos (superficial). A segunda etapa é a contrição, onde percebemos que o pecado o qual cometemos não só machuca, mas destrói. A terceira, por fim, é a etapa da resolução, do propósito de amar a Deus, cortar pela raiz os maus hábitos e os vícios arraigados no coração.

Exame de consciência: pedido, louvor e agradecimento

O exame que é praticado a noite é de grande importância porque nesse momento depositamos no Coração misericordioso de Jesus todas as nossas misérias. Tudo o que vivemos durante o dia, os bons atos e ações que praticamos. Também é o momento do louvor e do agradecimento pelo dia que está chegando ao fim. É, ainda, o momento de colocar-se em questão sobre os atos que desagradaram a Deus e ao próximo: Será que magoei alguém com atos ou palavras? Fui fiel a Deus durante esse dia? 

Assim como agradecemos pelo dia que passou, também precisamos analisar onde erramos, como está a nossa consciência? Estou indo me deitar na tranquilidade e na paz ou algo que fiz está tirando o meu sono? Depois que for realizado tudo isso podemos então fazer nossas orações rezar o ato de contrição pedindo a Deus força para não cair no mesmo erro e que a cada dia possamos crescer na fé, no amor e no caminho para a santidade.

5 passos para um bom exame de consciência

Os 5 passos para realizar o exame de consciência, recomendados por Santo Inácio de Loyola, são os seguintes:

1. Pedir luz e graça para descobrir Deus naquilo que viveu

Acalmo o meu coração para compartilhar o que vivi com um Amigo muito especial. Peço luz para conhecer os sinais e a ação de Deus neste dia. Recordo que Jesus deixou seu Espírito Santo para levar à criação a plenitude e restaurá-la segundo o plano do Criador.

2. Agradecer pelos dons recebidos

Repasso o que vivi no dia: atividades, experiências, encontros, trabalho etc. Agradeço a Deus por tudo o que vivi e penso em que momentos senti uma maior proximidade com Jesus. Posso perceber esta proximidade através do que experimentei interiormente: esperança, entrega, gratidão, serviço, liberdade etc. Estes movimentos internos vêm acompanhados de convites e, por isso, é importante reconhecê-los e agradecê-los.

3. Reconhecer as falhas (o que senti, fiz ou pensei).

Penso nos descuidos que não me permitiram obter maiores frutos no dia. Reconheço se houve alguma insensibilidade diante das necessidades que encontrei no caminho. Assumo as falhas na construção da fraternidade e da justiça com os irmãos.

4. Se houve falhas graves, fazer uma oração de perdão

Peço perdão aos que eu ofendi hoje. Dou o meu perdão aos que me machucaram. Dou a mim mesmo o perdão que Jesus me oferece.

5. Fazer um propósito para cumprir essa graça

Se houve uma falha grave, vejo a maneira de corrigi-la para o dia de amanhã. Renovo a minha amizade e meu desejo de amar e servir: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. Peço a bênção de Maria.

Se você deseja ser guiado(a) nesse passo a passo para a vivência de um bom exame de consciência, convido você a unir-se a mim neste retiro de 7 dias para encontrar-se consigo mesmo no qual você poderá experimentar 7 propostas de exame de consciência que lhe ajudarão a rever o seu dia. Clique aqui para se inscrever. 

Margô Teixeira, pelo Hozana

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF