Translate

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Brasília celebra os 50 anos da Catedral de Brasília e se despede de Dom Sergio da Rocha

Pascom Brasília
No dia 31  de maio de 1970, no encerramento do oitavo congresso eucarístico Nacional, a Catedral de Brasília era consagrada. Localizada no centro administrativo do país, a Catedral se faz presente não apenas como o primeiro monumento a ser erguido, mas como igreja mãe que acolhe a todos.
Com este espírito acolhedor, antecipando para a comemoração para sábado devido a Pentecostes, na manhã ensolarada de sábado (30), a Arquidiocese de Brasília celebrou os 50 anos de dedicação da Catedral Nossa Senhora Aparecida. Sem a presença dos fiéis por causa do isolamento social para conter o avanço do COVID-19, a missa iniciou-se as 10h30 e foi transmitida ao vivo pelos meios de comunicação digital. Na ocasião, o Cardeal dom Sergio da Rocha se despediu do povo fiel.
A missa foi presidida pelo cardeal Dom Sergio, seus bispos auxiliares, Dom Aparecido e Dom Marcony e com celebrada pelo Núncio apostólico Dom Giovanni Danielo e Mons. Rastilav, Dom Waldemar, bispo na diocese de Luziânia e presidente do regional Centro Oeste, Cardeal Dom Raimundo  Damasceno, bispo emérito de Aparecida,  Dom Dilmo, bispo auxiliar  de Anápolis, Monsenhor Geová , bispo eleito de Goiás , Pe. Joao Firmino, pároco da catedral, Pe. Caio, Pe. Antons, Pe. Júlio coordenador do clero, Pe. Eduardo, diáconos e seminaristas. Como de costume, a liturgia foi animada pela banda Maranata.
O Cardeal saudou a todos os presentes bem dizendo a Deus “por esses 50 anos da dedicação dessa igreja tão querida, a Catedral Nossa Senhora Aparecida, eu me uno a toda a igreja de Brasília para bem dizer a Deus também por esses 9 anos de serviço como Arcebispo dessa Arquidiocese querida”.
Ates do prosseguimento do rito Normal, Pe. João Firmino recordou um pouco da história da Catedra, já saudosista, referindo-se ao templo como “coroa de nossa cidade, esplendor de nossa explanada, marco mundial de nossa Arquitetura. ”
O presidente da celebração, em sua homilia, destacou que “a palavra de Deus ilumina essa celebração jubilar e orienta os nossos passos, convidando-nos a contemplar o templo do Senhor. Mas que templo devemos contemplar? Essa Catedral com a sua beleza única que abriga os fiéis dessa Arquidiocese e encanta todos os visitantes, o templo vivo do senhor que somos nós, a igreja viva, o santuário do senhor que e habita em cada um de nós”.
Com base na primeira leitura, dom Sergio destaca a palavra de Neemias: “não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”. O Cardeal explica que diante a tudo o que estamos vivendo, “não podemos desanimar não podemos desistir de ir em frente de rezar, de viver como cristão, ao contrário, somos convidados a encontra em Deus a alegria e a força para caminhar devemos repetir hoje, a mesma atitude daquela assembleia reunida em oração, lá naqueles tempos e todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da lei e ainda mais dizia a leitura que ouvimos e todos responderam Amém! Essa deve ser a nossa atitude hoje, esse deve ser o caminho a seguir, escutar a palavra de Deus e responder diante do Senhor “Amem” sejam quais forem as situações que passamos. ”
Prosseguindo em sua homilia “Ao longo desses 50 anos a palavra de Deus tem sido proclamada nessa catedral aqui uma multidão imensa tem escutado com atenção a palavra de deus e tem respondido Amém. […] Essa Catedral com suas belas colunas, recordando mãos elevadas para Deus em oração seja sempre sinal visível da igreja viva, da igreja orante, igreja que escuta a palavra, da igreja em missão. Seja essa Catedral estímulo para olharmos para o céu, seja um convite incessante a oração. ”
Finalizando, Dom Sergio bendiz ao Senhor  “pelos que construíram a Catedral, por aqueles que cuidaram deste templo, que estiveram a serviço, pelos que hoje se dedicam a cuidar e por fim, por esses nove anos em que tive a graça em participar da história dessa catedral como Arcebispo tendo aqui vivido tantas alegrias.”
Já nos ritos finais, o Núncio Apostólico,Dom Giovanni Danielo, ler a mensagem enviada pelo Papa Francisco por ocasião do 50º aniversário de ereção da Catedral Nossa Senhora Aparecida. O Papa em sua carta, “concede de bom agrado, concede a todos os habitantes de Brasília a benção apostólica, pedindo também que por favor que não deixem de rezar por ele. ” O Núncio manifesta também para despedir-se do amigo “vizinho” desejando-lhe boa viagem.
Também em tom de despedida, Dom Aparecido, agradece em nome dos bispos e padres e narra de suas experiências com o Cardeal. Clique aqui para ler completa a mensagem.
Emocionado, O Cardeal agradeceu aos amigos presentes na celebração, lembrou dos que não puderam estar presentes por causa da pandemia, e a todos que junto dele estiveram.
Dom Sergio grava uma mensagem a todo o povo fiel da Arquidiocese de Brasília. Veja:
Para ver mais fotos, clique aqui.
Fotos e Video: Pascom Brasilia
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF