Translate

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

IGREJA: O SINAL VISÍVEL DO CRISTO

IGREJA: O SINAL VIGREJA: O SINAL VISÍVEL DO CRISTOISÍVEL DO CRISTO ...
Arquidiocese de Brasília
A Igreja é o sinal visível do Cristo invisível, é o Corpo Místico de Cristo e é a Sua esposa que anuncia e testemunha os sinais do nosso Redentor, vivo e ressuscitado, em nosso meio e, por isso, a Igreja é muito mais que uma instituição humana. A Igreja é “um povo reunido em virtude da unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. (São Cipriano).
Uma das características da Igreja é a santidade, e não poderia ser diferente, pois Cristo a santifica continuamente com a Sua graça e o Espírito Santo trabalha, sem descanso, em sua renovação, com os Seus dons e carismas. Sendo a Igreja santa, a vocação para a santidade é o objetivo, a meta principal de cada cristão. Assim, “para o cristão, o combate espiritual, diante de Deus e de todos os irmãos na fé, é uma necessidade, uma consequência da sua condição. Por isso, se algum de nós não luta, está traindo Jesus Cristo e todo o Seu Corpo Místico que é a Igreja”. (São Josemaría Escrivá,
É Cristo que passa, nº 74).
A Igreja pode ser comparada “com uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo”. (Mt 13, 47). Ou seja, a Igreja é composta por seres humanos que percorrem o caminho da fé, no cotidiano da História, entre sombras e luzes, combatendo o bom combate da santidade a fim de vencer o pecado, o mal e o egoísmo. Em outras palavras, a Igreja é Santa, mas constituída por membros pecadores. Desse modo, a Igreja vive na luta entre o pecado de seus membros e a santidade de Cristo que nela habita; afinal, “a Igreja reúne no seu próprio seio os pecadores e, sendo ao mesmo tempo santa e sempre necessitada de purificação, avança sem cessar pelos caminhos da penitência e da renovação”. (Lumen Gentium, nº 8).
Afirmar que a Igreja é santa não implica que nela não haja pecadores. Como sabemos, desde os primeiros séculos da era cristã, encontramos sombras que são consequências da debilidade humana, pois, nós batizados, membros da Igreja, somos humanos, falhos, limitados, frágeis e imperfeitos e, por isso, necessitamos da misericórdia divina. Precisamos também da correção fraterna e do acolhimento dos irmãos, pois “quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele”. (1Cor 12, 26).
Os pecadores, – e todos nós somos pecadores – desde que não abandonem a fé ou a obediência à hierarquia da Igreja, continuam sendo seus membros, pois Cristo veio exatamente para salvar os doentes, os pecadores que precisam ser reconquistados mediante a expressão da caridade.
A luta pela perseverança na santidade e pela contínua pertença ao Corpo Místico de Cristo é um desafio cotidiano, pois “a Igreja prossegue entre as consolações de Deus e as perseguições do mundo”. (Santo Agostinho, A cidade de Deus). Dessa maneira, uma Igreja que não enfrenta qualquer contratempo ou dificuldade está incompleta, pois nela está faltando algo e, por isso, não está em sintonia com o Cristo que nos diz: “Se perseguiram a mim também hão de perseguir a vocês”. (Jo 15, 20). Por ser a Alma da Igreja, é o Espírito Santo quem constrói e solidifica a harmonia e a perfeição na vida da Igreja, evidenciando que uma Igreja de portas fechadas destrói quem está dentro e uma Igreja que não está em saída em pouco tempo fica cheirando a mofo e exalando ácaros.
A Igreja é um povo de fortes, uma comunidade em saída que visita as periferias humanas e existenciais, professando a certeza de que “Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível”. (Ef 2, 25).
A Igreja é e sempre será santa, em primeiro lugar, porque Cristo, que é a Cabeça da Igreja, é o Santo por excelência. Por ser pleno de amor, Cristo nos legou uma doutrina santa, os Seus ensinamentos, os Sacramentos e os meios necessários para galgarmos a perfeição. Dessa maneira, a santidade da Igreja consiste naquela força de santificação que o nosso Redentor exerce nela, apesar da nossa tendência para o mal, o pecado e as concupiscências.
Para vivermos a santidade sem reservas, nós não precisamos fugir das realidades do mundo. Ao contrário, devemos permanecer no mundo testemunhando que a Igreja não é feita apenas de regras a serem seguidas, de mandamentos e de proibições, mas, sim, de homens e mulheres, crianças, jovens e adultos que são modelos de vida e praticam a comunhão e as obras de misericórdia.
Na vivência da comunidade da Igreja, nós reconhecemos nossos erros e que, somente em Cristo, podemos encontrar as orientações claras e precisas que demonstram que o caminho da fé é um caminho tortuoso, mas a Igreja, por ser uma bondosa mãe, está sempre disposta a correr atrás das ovelhas perdidas. Agindo assim, a Igreja segue em frente, em paz, com júbilo e entusiasmo, entre as consolações de Deus e as perseguições do mundo. Por conseguinte, “que alegria poder dizer com todas as forças da minha alma: Amo a minha Mãe, a Santa Igreja!”. (São Josemaría
Escrivá, Caminho nº 517).
Apesar de sermos pecadores, somos membros da Igreja que é sempre santa e, por isso, trazemos em nossas almas o nobre desejo de conhecer e amar sempre mais essa instituição divina, sobretudo quando muitos se agitam tentando ocultar a sua importância e a sua beleza. A Igreja é a comunidade dos fiéis, pois ninguém é cristão sozinho: somos cristãos na Igreja e pela Igreja.
A Igreja “é santa no seu Fundador, nos seus meios e na sua doutrina, mas formada por homens pecadores; temos que contribuir para melhorá-la, e ajudá-la a uma fidelidade sempre renovada, que não se consegue com críticas corrosivas”. (São João Paulo II, Homilia em 7 de novembro de 1982). Senhor, eis-nos aqui, pode contar conosco no serviço missionário da fé, no anúncio do Evangelho e no testemunho da santidade nos diversos ambientes sociais. Maria, Mãe de Deus e da Igreja, rogai por nós!
Aloísio Parreiras
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF