Translate

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O que fazer quando perdoar alguém parece impossível

Staff/Shutterstock
por Cerith Gardiner

O primeiro passo do perdão é rezar pela graça de querer perdoar alguém que te magoou.

Meu tipo favorito de oração é aquela que eu mesmo faço, que reflete o que está acontecendo na minha vida e no mundo ao meu redor em um determinado momento. E não importa o que ou como eu rezo: gosto sempre de terminar com um Pai-Nosso.

Ultimamente, no entanto, tenho achado muito mais difícil fazer essa oração, porque estou tendo dificuldade para acreditar no que estou dizendo – e me sinto uma fraude. Eu sinto que estou decepcionando Deus.

A vida tem sido um pouco difícil este ano (e isso é para dizer o mínimo). Há alguém na minha vida que causou tantos danos a mim e aos meus filhos que não consigo perdoar. “Eu nunca vou te perdoar em um milhão de anos” é a frase que vem à mente sempre que penso na dor que passamos.

No entanto, sei que devo perdoar aqueles que me ofenderam. Fico pensando em como perdoar aqueles que transgrediram meus filhos – não é de Deus esperar isso de uma mãe? Mas, no fundo, sei a resposta.

No entanto, não consigo tirar a sensação de ser uma fraude da minha mente e das minhas orações. E isso fez minha situação atual piorar. Felizmente, fui abençoada com colegas que têm tanto conhecimento e compreensão em assuntos da vida espiritual que posso recorrer a eles para obter conselhos com o clique de um botão. E recentemente recebi um ótimo conselho: “A última coisa de que você precisa é sentir que, de alguma forma, não está fazendo tudo o que precisa espiritualmente. Não se sinta uma fraude. Deus está satisfeito com você. Diga isso repetidamente, ok? ”

Essas palavras gentis me deram o impulso espiritual de que precisava, ao mesmo tempo que me permitiram perceber que todo o processo de perdão é realmente isso – um processo. Um que pode ser longo, especialmente em circunstâncias complicadas. E como outro colega me lembrou: “Muitas vezes, o primeiro passo para perdoar é orar pela graça de querer perdoar a pessoa”.

Eu quero perdoar a pessoa que nos causou tanta dor? Não, ainda não. Mas essa é a maravilha do perdão. Pode ser um caminho muito difícil, no qual somos chamados a pedir ajuda ao Senhor, embora pareça ir contra todos os instintos de nossos corpos. Essa é a beleza da Oração do Senhor e por isso vou continuar a dizê-la. É um lembrete de que um dia vou perdoar. No final, terei o desejo de perdoar, se continuar orando, e Deus será fiel e ficará satisfeito com meus esforços.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF