Translate

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Beato Antônio Maria Schwartz

arquisp

Antônio nasceu em uma família humilde e cristã, em 1852, na Áustria. Aos quinze anos ficou órfão de pai, vivendo uma grave crise pessoal, que durou dois anos. Em 1869, recuperado, foi estudar na escola popular gratuita de padres. Ali conheceu a obra do fundador São José Calazans, tornando-se um seu devoto extremado. Ainda jovem resolveu seguir a vida religiosa, e mesmo passando por momentos de grave enfermidade, conseguiu ordena-se sacerdote em 1875.

O Padre Antônio Maria foi capelão por quatro anos, depois viajou à Viena, para promover assistência espiritual aos doentes nos hospitais das Irmãs da Misericórdia. Além disso, lembrando-se de sua própria infância, começou a orientar na religião, os operários e os jovens aprendizes em formação profissional.

Neste período sofreu outro período conturbado de enfermidades, mas não desanimou. Em 1888 criou o "Artesanato cristão", um jornal para os artesãos e operários, que escreveu durante um longo tempo sozinho. Também buscou e conseguiu os meios para construir a primeira igreja para os operários de Viena. Foi nessa igreja que, para melhor assisti-los, fundou a "Congregação dos Pios Operários", adotando a regra de São José de Calazans.

Morreu em 15 de setembro de 1929, em Viena, Áustria. O Papa João Paulo II o proclamou Beato em 1998, designando a data da morte para a homenagem litúrgica.


Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR 

Reflexão
Antônio Maria vivificou sua obra com valentia cristã durante quarenta anos. O "Apóstolo Operário de Viena" que, dividia opiniões, permaneceu sempre fiel a si mesmo e à Igreja de Cristo. Seus passos foram corajosos para conseguir lugares de formação profissional para os jovens e para o justo repouso dominical dos operários.
Oração
Deus, Pai de Misericórdia, que a todos amais sem distinção, dai-nos seguir o exemplo de Santo Antônio e lutar pelos direitos e justiça dos trabalhadores. Fazei de nós verdadeiros missionários entre os trabalhadores e, sobretudo, inspirai-nos palavras e ações para confortar os desempregados e esquecidos pela sociedade. Por Cristo nosso Senhor Amém!

https://www.a12.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF