Translate

domingo, 27 de setembro de 2020

Por que é importante que os filhos também abençoem os pais?

By 4 PM production | Shutterstock

Os pais desenham uma cruz na testa de seus filhos para invocar a bênção do Senhor. No entanto, este gesto não é reservado apenas aos pais, os filhos também têm o direito de abençoar os mais velhos.

Muitos pais adotaram esta bela prática que consiste em abençoar seus filhos com o sinal da cruz desenhado em suas testas. O coração abriga muitas coisas neste momento: um ato de amor e carinho, o desejo de proteção do Céu, a inquietação silenciosa que atravessa o coração de cada pai e mãe. Mas também a oferenda daquele filho que não nos pertence e que deixamos nas mãos de Deus; o apego e o desapego parecem focar nesse simples gesto feito com o polegar.

Um gesto que acalma

A criança que se submete a este ritual não compreende totalmente o conteúdo do gesto, mas sempre sente seu amor. Nos momentos mais ingratos e duros, quando a relação é mais tensa, esse gesto pode ficar mais ausente, mas o filho mais velho vai perceber a falta daquela cruz desenhada na testa.

Se esse gesto é feito com pouca frequência, haverá ocasiões que permitirão que esta breve e doce bênção floresça novamente, a qual terá então a capacidade de acalmar a alma. Um aniversário, uma solenidade do calendário litúrgico, um acontecimento alegre ou doloroso partilhado pela família, oferecerá a este gesto todo o seu sabor e densidade. “Em nome do Senhor, continuo amando-te, embora você tenha se afastado de nós – o que é normal, em suma – e Dele – o que é menos normal”.

O dia em que nossos filhos nos abençoarão

Mas chega um dia em que a situação pode virar. Quando envelhecermos, serão nossos filhos que nos carregarão, que nos lavarão, nos alimentarão, nos tranquilizarão diante da morte. Eles também poderão nos abençoar e espalhar esse bálsamo e aquele frescor sobre nossa alma. A primeira vez que um filho abençoa seus pais pode ser no dia da crisma. Como Eliseo, que recebe de seu pai Elias a plena participação em sua graça, podemos pedir-lhes que compartilhem conosco o favor que receberam e que expressem com este gesto que a comunhão dos santos não é algo virtual.

Como padre, todos os dias dou as bênçãos a todas às crianças e jovens da congregação e às almas que Deus me confia. Gosto de reivindicar esta cruz na testa daqueles que finalmente são cristãos “completos” e consumados. Eles se tornam seres frutíferos na fé. Até agora eles tinham tudo para ser isso, mas faltava o toque final. E a primeira fecundidade que lhes podemos pedir é que nos abençoem, que abençoem seus pais e mães, seus irmãos e irmãs, os mesmos fiéis que assistiram ao acontecimento e, porque não, o próprio bispo que deu a crisma à eles.

Abade Vincent de Mello

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF