Translate

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

8 maneiras de buscar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Shutterstock | MinDof
por Octavio Messias

Precisamos abrir mão de modelos de penitência e entender que o bom trabalho é aquele fazemos bem.

Precisamos abandonar essa noção de que confunde uma vida profissional prolífica com penitência, como se o sucesso dependesse exclusivamente do sofrimento. Claro, como tudo que vale a pena na vida, uma carreira de sucesso requer esforço e abrir mão de uma série de outras coisas. Agora o resultado não depende necessariamente do quanto você se prova.

Especialistas hoje reconhecem que qualidade vale mais do que quantidade e muitas vezes um número menor de horas trabalhadas com energia, foco e a cabeça descansada proporciona uma produtividade maior. Com uma vida profissional bem balanceada o indivíduo tem menos chances de sofrer com estresse e de se tornar burnout, um maior senso de bem-estar e chances de fazer um trabalho melhor, sem abrir mão de todas as outras coisas importantes da vida.

Voltado para executivos, o site norte-americano Business News Daily publicou uma lista com oito maneiras de buscar esse equilíbrio. São dicas para aproveitar melhor todos os momentos da vida, inclusive os de trabalho. 

1
ACEITE QUE NÃO HÁ UM MODELO IDEAL

Nem sempre é possível largar a caneta pontualmente às 17h e passar o resto do dia com família e amigos. Não busque uma agenda ideal, busque a melhor agenda dentro das suas reais possibilidades.  

2
FAÇA O QUE VOCÊ AMA

Quem nunca ouviu a expressão: “Faça o que ama e nunca mais tenha de trabalhar um único dia”? Embora não seja exatamente assim que funcione, é importante fazer algo que te motive, no que você enxergue um propósito maior e que te motive a sair da cama todas as manhãs. 

3
PRIORIZE A SUA SAÚDE

O seu trabalho depende única e exclusivamente de você e se você não estiver bem, seja física ou emocionalmente, esse trabalho também sofrerá. A melhor maneira de extrair o máximo do próprio potencial é estando bem. 

4
NÃO TENHA MEDO DE SE DESLIGAR

Cortar laços com o mundo exterior permite com que nos recuperemos do estresse e tenhamos espaço mental para que surjam novas ideias. Pessoas bem sucedidas costumam tirar intervalos durante o dia para leitura e meditação. Se não for possível, resguarde o seu tempo livre. 

5
TIRE FÉRIAS

Às vezes, se desligar totalmente significa excluir o trabalho da vida por um tempo. Seja tirar o dia para um passeio ao ar livre ou passar um mês em uma praia no Nordeste, o importante é se permitir recarregar física e mentalmente. 

6
ENCONTRE TEMPO PARA VOCÊ E PARA AQUELES QUE VOCÊ AMA

Lembre-se que antes de um profissional você é um indivíduo, com interesses e gostos já presentes antes de assumir o cargo atual. É preciso tomar um papel ativo em planejar o seu tempo livre, em criar espaço para você na sua agenda, pois se ficar esperando uma hora sem nada para fazer ela dificilmente virá. 

7
CRIE LIMITES DE HORAS TRABALHADAS

Para evitar burnout, especialmente durante a quarentena, tente limitar o seu tempo no trabalho e abandonar totalmente o trabalho no seu tempo livre. Determine quando começará e quando encerrará o expediente. 

8
ESTABELEÇA OBJETIVOS E PRIORIDADES (E SE ATENHA A ELES)

Crie agendas e uma lista de tarefas por prioridade. Vá ticando uma por uma até terminar ou, se possível, até acabar o expediente. Evite checar e-mail e telefone a cada cinco minutos. Maximizar a produtividade no horário de trabalho significa mais tempo livre depois dele. 

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF