Translate

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

TRAZENDO LUZ PARA A IDADE MÉDIA

Sta. Catarina de Sena | Apologistas da Fé Católica
Inquisição, Heresias e disputas políticas

• Há poucos dias, uma professora em aula, afirmou que, Galileu foi preso porque a igreja o condenou por dizer que a Terra era redonda, e a igreja achava que a Terra era Quadrada, Pode parecer piada mas não é, ainda bem que ela não disse que ele foi queimado vivo, como Já ouvi algumas afirmações desse tipo, na verdade a igreja já sabia que a Terra era Redonda há mais de quatro séculos antes de aparecer Galileu. O que Galileu descobriu foi que a terra girava em torno do sol, um outro erro é colocar do julgamento de Galileu na Idade Média, isto aconteceu em 1633. O problema da igreja com Galileu foi teológico, ele queria forçar a igreja a retirar alguns textos bíblicos que são esses (Josué 10 12 Josué falou ao Senhor no dia em que ele entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença dos israelitas: Sol, detém-te sobre Gabaon, e tu, ó lua, sobre o vale de Ajalon.
• 13 E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu, e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro.).

• O caso de Galileu é contemporâneo dos processos de feitiçaria. Na verdade, sabe-se mal e pouco, o que sabemos é que sempre houveram feiticeiros, Feiticeiras e mais ainda história de Feiticeiros e feiticeiras, os primeiros processos em que eles foram mencionados nos textos em detalhes não ocorreram senão no século XIV, na região de Toulouse; Conhece-se, em seguida, em 1440, o célebre de Gilles de Rais (colega de armas de Joana D’Arc, acusado mais de magia que de feitiçaria). Na segunda metade do século XV, estes processos tornaram-se habituais, a começar pelo que, em 1456, na região de Lorraine, deveria fazer oito vítimas. O interesse pela feitiçaria cresce sensivelmente, no século XVI, em que personagens sérios com Jean Bodin (1530-1596, crítico da autoridade papal — apesar de católico, era simpático ao Calvinismo, é também conhecido como um grande perseguidor de Bruxas defende os procedimentos processuais mais extremos, Inclusive a tortura, era jurista, político e filósofo).
• De resto os Mais célebres casos de feitiçaria ocorreram na própria corte de Luís XIV. Nenhuma região da Europa foi poupada, tanto Protestantes (na Inglaterra, onde as primeiras execuções ocorreram sobre o reinado de Elizabeth I, no século XVI; na Alemanha e até na Suécia, e na América do Norte).

• Em relação aos católicos, a reação não foi senão na primeira metade do século XVII, com obras de algum Jesuítas, em particular do padre Friedrich Spee (1591-1635, Jesuíta, poeta e forte crítico do julgamento de bruxaria,um dos primeiros a apresentar argumentos sólidos contra a utilização da Tortura para a obtenção da Verdade em processos legais), cuja a obra, Cautio criminalis, publicada 1633, ano do processo de Galileu, não deixou de influenciar os juízes de sua região. O Papa Urbano VIII recomendava, por sua vez, em 1637, prudência na perseguição aos Feiticeiros e Feiticeiras. Isto não impede quê, ainda em Bordeaux, em 1718, ocorra O Último dos processos de feitiçaria de que se tem conhecimento e que este termine, como os precedentes, na fogueira.

• A estes exageros de superstição basta opor, realmente, a mentalidade dos tempos feudais, tais como ela se exprime, por exemplo, em João de Salisbury (Bispo de Chartres, escritor, Diplomata e humanista do século XII, é autor da primeira obra de filosofia política do ocidente o políticraticus 1150) dizia: “O melhor remédio contra esta doença (trata-se, certamente, de feitiçaria e o emprego deste termo por um grande Pensador o aproxima curiosamente dos psiquiatras atuais) é ligar-se firmemente na fé, não prestar ouvidos a Essas mentiras e jamais prestar atenção a tão lamentáveis loucuras.

• INQUISIÇÃO

• Para quem vive no século 20 a Inquisição tem traço chocante que marca toda a idade média (também por certos manuais, passamos pelo movimento dos batismos forçados impostos por Carlos Magno houve a conquista de saxe — até a instituição da Inquisição. Que entre os dois se tenham um espaço de meio Milênio [450 anos] não perturba nenhum pouco os redatores não se compreende por que eles se incomodariam se a Idade Média, a seus olhos, formava um bloco uniforme, definitivamente). O estudo deste assunto requer uma biblioteca. Podemos dizer que esta biblioteca já existe, temos uma quantidade bem grande de escritores honestos que descrevem sobre o assunto de maneira honesta e imparcial, mas ainda temos muita coisa por fazer para esclarecer um grande público.

• O termo inquisição significa inquérito (interrogatório); no século XII, Abelardo proclama que a vida de pesquisador, do lógico, passasse em “inquisição permanente” e seu propósito não tem nada que possa lembrar a heresia ou evocar a repressão. A palavra toma um sentido jurídico quando, em 1184, o Papa Lúcio III, em Verona, exorta os bispos a procurar com afinco os heréticos para avaliar a propagação do mal em suas dioceses. Mas isto não é mais do que uma recomendação precisa, referente ao exercício de um direito que sempre lhe Fora outorgado, o direito excomungar o herético; ou seja, ver o “exterminar” (está é uma palavra que os inimigos da Igreja usam para dizer que neste momento o Papa mandou exterminar todos os hereges, vejamos o verdadeiro significado, banir, persegui-lo, ex-terminis, colocar além das fronteiras), Vimos que com um pouco de pesquisas conseguimos identificar realmente o significado das palavras e das atividades, sem precisar recorrer às paixões ideológicas. Estes, os heréticos, existe um grande número Principalmente ao sul da França e da Itália. Os mais numerosos, sabemos, são os que se designavam a si próprio de catharoi ou cátaros, os puros; pode-se resumir a doutrina cátara, dizendo que ela repousa sobre um dualismo absoluto: o universo material é a obra de um deus mau, apenas as almas foram criadas por um deus bom; de onde se conclui que tudo que tende à procriação é condenável, o casamento em particular; os mais puros adeptos da doutrina vem no suicídio a perfeição Suprema (muitos escritos dos cátaros foram destruídos pelos tribunais da Inquisição no século XII, o mais importante, entre os que subsistiram, é um tratado polêmico, atribuído a um cátaro, contra outros cátaros. Trata-se do Liber de duobos principiis, por um discípulo do cátaro Jean de Lugio, dissidente da seita de Desenzano, na Itália, que teve grande importância no século XIII.

• Por mais estranho que pareça, é o conde de Toulouse, Raimundo V, quem primeiro sonhou em combater militarmente os heréticos, que eram números em seu domínio. Em uma carta ao Abade de Citeaux, faz a mais Negra descrição da extensão da heresia: “O flagelo pútrido da heresia se espalhou a tal ponto que a maior parte dos que a seguem acreditam prestar homenagem a Deus… Aqueles que se destinaram ao sacerdócio são corrompidos pela Peste da heresia; os lugares sagrados, sempre venerados das igrejas, tornaram-se negligenciados, caem em ruínas; nega-se o batismo, abomina-se a Eucaristia, despreza-se a Penitência, recusa-se a criação do homem e a ressurreição da Carne, anulam-se todos os sacramentos da Igreja. Por penoso que seja admiti-lo, vai-se até a introduzir os dois princípios.” de fato, como todas as heresias, a dos cátaros nega a Encarnação, mas leva essa negação ao ponto de professar horror à cruz.

• Mas quando Raimundo V, de Toulouse, sucede Raimundo VI (Raimundo VI, Conde de Toulouse e Marquês de Provença, foi excomungado em 1208 por seu envolvimento no assassinato do legado papal Pierre de castelnau 1170-1208, enviado para investigar a heresia cátara que se propagava rapidamente na região do Languedoc. Perdoado 1209, foi novamente excomungado 1211 Por ter mudado de lado na cruzada contra o catarismo recuperou Tolosa 1217; Pierre Castelnau 1170-1208, sacerdote cisterciense, pregador delegado enviado ao Languedoc para conter a heresia cátara, foi assassinado por um enviado de Raimundo VI de Toulouse, acontecimento que desencadeou a cruzada albigense 1209-1229). Este considera os heréticos de outra maneira; numerosos são mesmo seus súditos que o acusam de favorecê-los. Quando em 1208, o papa lhe envia um emissário, Pierre de castelnau, ele o devolve com ameaças que encontram eco, porque o emissário é assassinado dois dias mais tarde. É Então que o Papa Inocêncio III vai pregar A Cruzada exortando aos Barões de França e de outros lugares a pegar em armas contra o de Toulouse e os outros heréticos do Sul.

• Declara-se a luta, mas contrariamente ao que com frequência se diz e escreve, tanto perfeitos (perfeitos são os cátaros com altos cargos na seita), como simples crentes, os hereges não vivem de modo nenhum na clandestinidade. É as claras que circulam, que pregam, que se multiplicam Colóquios e encontros com aqueles que os tentam reconduzir à ortodoxia, em particular, Com estes frades mendicantes aqui em Domingos de Gusmão (1170 1221, influente Presbítero espanhol e fundador da ordem dos pregadores dominicanos) Domingos de Gusmão chama à prédica da Santa doutrina e à prática de uma pobreza integral e que se tornarão, em 1215, os frades pregadores. As reuniões para que ele Convida os heréticos, as discussões públicas, como em Fanjeaux — em pleno coração do Sul albigense — e que se tornaram célebres, atestam que, Apesar dos inquéritos episcopais, que haviam sido ordenados em vários lugares, os hereges não sentiam nenhuma necessidade de se esconder, e sobretudo nas regiões do Languedoc, onde gozavam de uma proteção eficaz por parte dos Senhores meridionais. Tudo muda depois que a Guerra é declarada; a mudança será mais sensível ainda quando for instaurada, uns vinte anos mais tarde, em 1231, a Inquisição pontifical.

• É ao Papa Gregório IX que devemos a iniciativa da Inquisição e não a São Domingos, como de forma imprudente alguns afirmam. Este último morreu há 10 anos quando o Gregório IX projetou a instituição de um tribunal Eclesiástico destinado especialmente à busca e julgamento dos hereges.

• A Associação dos dominicanos à Inquisição ocorreu porque o próprio Gregório IX confiou aos padres pregadores, muito populares, o encargo da Inquisição, logo que a instituiu em 1231; mas, desde 1233, ele lhes acrescentou a principal das outras ordens mendicantes, a dos Frades menores. Os franciscanos exerceram as funções inquisitoriais principalmente na Itália, alguns também na França, como Etienne de Saint-Thiebéry, que foi massacrado em Avignonnet, no ano de 1242, junto com seu colega dominicano Guilherme Arnaud (ele dirigiu um Tribunal do Santo Ofício na vila de avignonet-Lauragais que foi massacrado por cada luz em 1242).

• É inútil insistirmos aqui sobre os exageros a propósito da Inquisição nas obras de escritores imaginativos mas pouco respeitadores das Fontes documentais. As penas aplicadas, em geral, são o empaderamento, isto é, a prisão (distingue- se o “muro Estreito”, que é a prisão propriamente dita, e o “muro Largo”, a prisão domiciliar), ou, com mais frequência ainda, A Condenação á peregrinações ou ao uso de uma cruz de fazenda pregada na roupa. Nos lugares onde os registros sobreviveram, como em Toulouse, em 1245-46, constata-se que os inquisidores uma Condenação à prisão numa relação de um para nove, à pena de fogo, Condenação à fogueira, de um para quinze; os outros acusados tendo sido ou libertados ou condenados a Penas mais leves.

• A grande questão é, que, a reprovação que encontramos contra a inquisição, a partir do século XVIII, constituiu um desses Progressos que o historiador não pode deixar de destacar, Pois ela se eleva contra o próprio princípio do julgamento realizados em nome da Fé; esta nos aparece em sua essência, como devendo escapar a toda pressão, a toda coleção de ordem exterior e jurídica.

• E todo aquele homem da fé cristã, em sua grande maioria, no período inquisitorial e, até nos dias de hoje, acreditava e acredita que igreja está perfeitamente em seu direito quando exerce o poder de jurisdição: enquanto que guardiã da fé, esse direito de foi sempre reconhecido pelos que, pelo batismo, pertenciam à Igreja. Daí, a aceitação geral de sanções tais como a excomunhão ou a interdição. excomungar é colocar fora da comunidade de fiéis quem não se conforma com as regras instituídas pela Igreja enquanto sociedade; é colocar fora do jogo, como se pratica em toda parte com quem trapaceia, quem trai, quem não aceita as regras de uma sociedade, de um clube, de um partido, de uma associação qualquer à qual, anteriormente pretendia pertencer. Na mesma linha das sanções eclesiásticas, a interdição condenava a uma espécie de excomunhão geral um território inteiro, toda uma cidade, para levar à obediência seu responsável: senhor, rei, até abades etc. esta espécie de banimento da Comunidade dos fiéis era o meio mais eficaz de obter o arrependimento do culpado, porque a interdição compreendia a supertição de todas as cerimônias religiosas; os sinos deixavam de tocar, os ofícios religiosos [casamentos enterros etc] não eram mais celebrados, o que tornava por demais intolerável a vida das populações.

• No entanto, a guerra contra os hereges ele jornais e a instituição da Inquisição modificam de forma categórica as sanções eclesiásticas, no que implicam no recorrer à força, ao poder temporal, ao braço circular. Na Igreja, era um fato inusitado, uma nova tendência que os canonistas do século XIV e XV procuraram justificar e colocar Como regra do direito e que terá consequências graves no século XVI. Os Papas a que se devem estas medidas são os que se encontram nos manuais de história como grandes Papas da idade média: Inocêncio III e Gregório IX.

• O Evangelho é bem claro quanto à separação dos poderes. Inocêncio III e Gregório IX recorreram ao temporal para preservar o espiritual. Ou seja, ambos optaram pela facilidade: e jamais, talvez, ao longo da história, a solução fácil apresentou também sua verdadeira expressão; não uma solução, mas uma porta aberta para novos e temíveis problemas.

• Por certo não poderiam avaliar as consequências de suas decisões, ditadas pela impaciência, por uma busca de eficácia imediata — O que é não deixa de ser contrária ao Espírito do Evangelho, mas também mais Sutil, por esta tendência ao autoritarismo que o Direito Romano desenvolve inevitavelmente. Se um e outro foram, aliás, personalidades fortes, a sinceridade de Seu Zelo religioso não é menos indubitável: Inocêncio III é o que soube discernir, no meio de uma infinidade de tendências muito diferentes, o selo autêntico de Domingos de Gusmão e de Francisco de Assis, pretendendo reconduzir à pobreza evangélica uma igreja que dela tinha a mais premente necessidade. Quanto a Gregório IX, não seria exagerado ver nele um verdadeiro campeão da liberdade de espírito: o ano de 1231, que é o da instituição da Inquisição, é também o da bula Parens scientiarum, pela qual ele confirma e fórmula os privilégios da Universidade de Paris e assegura a sua independência junto ao rei, e também aos bispos ou seus chanceleres; em resumo, ele define e reconhece a liberdade de pesquisa filosófica e científica. Põe fim, deste modo, há dois anos de perturbações e greves que opuseram os mestres e estudantes à Rainha Branca de Castela e a seu jovem filho, Luís IX, obrigando-os a restabelecer integralmente os privilégios que subtraíam os universitários à própria justiça do rei.

• A própria Instituição da Inquisição não deixando de apresentar um lado positivo no concreto da vida. Substituiria o processo de acusação pelo de inquérito. Mas além de tudo, em um tempo onde o povo não está disposto a brincar com o herético, ela introduz a justiça regular. Por quê, antes, era em muitos casos uma Justiça leiga ou mesmo uma revolta popular que infringe aos hereges os piores castigos. Para quem tem honestidade e quer se convencer da Verdade vamos recordar o Rei Roberto, o piedoso, em 1022, queimará em Orléans, quatorze hereges, clérigos e leigos. Por outro lado, em diversas ocasiões os bispos precisaram intervir para subtrair às violências da multidão os que ela considerava hereges. Pedro Abelardo tinha feito a experiência, pois ele mesmo, em Soissons, em 1121, foi acolhido com pedradas, uma multidão indignada. Alguns anos antes, hereges que o bispo da mesma cidade tinha condenado à prisão, dela foram retirados e conduzidos à fogueira por amotinados que reprovavam no Bispo “sua fraqueza sacerdotal”. Em diversas ocasiões, atos de violência foram assim cometidos e sabe-se como, sob Filipe Augusto (1165-1223), Rei da França. Vencedor de uma coalizão de reinos rivais alemão, Flamengo e inglês na batalha de Bouvines 1214, Vitória que tornou sua autoridade incontestável — enquanto o rei João sem terra 1166-1216, foi forçado por seus Barões a assinar a Magna Carta 1215, enfrentar uma rebelião conhecida como a primeira guerra dos Barões 1215-1217. As ações militares da cruzada albigense prepararam a expansão da França para o sul. Assim, Felipe transformou a França no mais Próspero e Poderoso Reino de sua época. enfrentou o poder dos Nobres e ajudou as cidades A libertarem-se da autoridade senhorial ao garantir privilégios e liberdade à emergente burguesia. Construiu uma grande muralha ao redor de Paris, reorganizou o governo e estabilizou financeiramente a coroa.), 8 cátaros foram Queimados, em Troyes no ano 1200, enquanto, um pouco mais tarde em 1209 o rei infeliz o mesmo suplício alguns discípulos de Amauri de Bené (1200 e 4207 foi teólogo, filósofo e líder de uma seita panteísta [Deus é tudo, pois o universo e Deus são a mesma coisa] formalmente condenada no quarto Concílio de latrão em 1215, cujos seguidores ficaram conhecidos como Amalricanos.). No sul, em Saint-Gilles-du-Gard, o herege Pedro de bruys 1117-1131, mestre heresiarca, criticou o batismo infantil, a edificação de novas igrejas e a veneração de Cruzes, além de se opor à doutrina da transubstanciação e negar a eficácia das orações pelos mortos. Uma multidão enfurecida o matou.), Ele havia queimado publicamente um crucifixo, viu-se vítima do mesmo suplício, por uma multidão furiosa.

• Podemos verificar diante desses acontecimentos, que em qualquer momento fossem instituídos tribunais regulares, mas esses tribunais foram marcados por uma dureza particular, em razão do renascimento do Direito Romano: as constituições de Justiniano, realmente mandar vamos condenar os hereges à morte. E é para fazer o reviver que Frederico II (um dos principais opositores do Poder papal, duas vezes excomungado, destituído do Concílio de Lyon 1245, chamado de O Anticristo pelo Papa Gregório IX 114-1241.), Tornado Imperador da Alemanha, promulga em 1224, novas constituições imperiais que, pela primeira vez, estipulam expressamente a pena da fogueira contra hereges empedernidos. Assim se vê que a Inquisição, no que ela tem de mais odioso, é fruto de disposições tomadas, de início, por um Imperador em quem se pode encontrar o protótipo do monarca esclarecido, apesar de ter sido, ele próprio, cético e logo excomungado.

• Cham à atenção para que notem que adotando a pena de Fogo, instituído como o procedimento legal o recurso ao braço secular para os relapsos (o relapso é o herege empedernido, aquele que, tendo uma vez abjurado, recai em erro; só o relógio pode ser enviado ao “braço circular” — expressão pudica, para significar que se encarregava à autoridade temporal de envia-lo à fogueira. o Papa acentuava ainda o efeito da legislação Imperial e reconhecia oficialmente os direitos do poder temporal na perseguição às heresias. Sempre sob a influência da legislação Imperial, a tortura seria autorizada oficialmente no começo do século XIII — desde que houvesse o aparecimento de provas.

• Em pouco tempo esse aparelhamento de legislação contra heresia seria dirigido pelo próprio poder temporal contra o poder espiritual do Papa. Sob Filipe, o Belo, as acusações; contra Bonifácio VIII, contra Bernard Saisset Bispo de Pamiers, opositor do Rei Filipe, o Belo, desde que foi enviado como legado papal ao Rei para protestar contra as medidas anticlericais reais. Acusado de alta traição, foi posto sob guarda vigiada. A disputa entre o rei e o Papa Bonifácio VIII fez com que Saisset fosse esquecido. Em 1302 foi obrigado a deixar o reino da França e viver em Roma. Perdoado em 1308, voltou para falecer em Pamiers, como Bispo. Também contra os templários, contra Guichard de Troyes apoiando-se neste poder reconhecido no Rei para perseguir os hereges. Mais do que nunca, a confusão entre espiritual e temporal joga a favor deste último. Só precisamos Recordar aqui as consequências mais graves: A Inquisição do século XVI, a partir deste momento só nas mãos dos Reis e imperadores, iria fazer o número de vítimas em comparação com as do século XIII. Na Espanha, chegou-se à utilização da Inquisição contra Judeus ou mouros, O que foi um desvio por completo dos seus objetivos. Foi criada para o uso interno: destinada a detectar os heréticos, isto é, aqueles que pertencendo à igreja se voltavam contra ela. Foi assim que no século XIII, Fernando III, rei de Espanha (primo de São Luís e que, como ele será canonizado), tinha recusado a Inquisição: não havia hereges em seu reino e ele mesmo se proclamava “Rei das três religiões” [Cristã, Judaica e muçulmana] o que importa em toda uma outra perspectiva, diferença da época de Carlos V e de Filipe II.

• Quando se fala em confusão entre o espiritual e o temporal, precisa se prestar atenção a datas e a épocas. Quando, no século XII, se dá um benefício — posse de uma terra — a um padre ou a qualquer prelado, trata-se de assegurar sua vida material por ser na época, a terra era a única fonte de riqueza. O próprio domínio pontifical Não tem outro objetivos e não sustentar o Bispo de Roma e seus conselheiros, os cardeais que o rodeiam. No decorrer do século XIII, sob a influência do Direito Romano e em grande parte por ocasião dos conflitos com o Imperador, o pontífice se torna chefe de estado; esta evolução sempre nas intenções, senão nos fatos, quando Bonifácio VIII junta uma terceira coroa à sua tiara, a que simboliza precisamente o poder temporal (sabe-se que a Tiara pontifical não aparece senão no decorrer do século XIII; ela apresenta uma coroa, depois duas coroas que, como as duas chaves, significam o duplo poder de ordem e jurisdição que todo Bispo possui).

• Na época precedente (7 séculos e meio em dez séculos da idade média), os que imaginam uma igreja monolítica, dispondo de um poder absoluto da pessoa do Papa, são radicalmente defendidos pelos fatos: recordamos que, nos séculos XII e XIII (portanto, em 200 anos), os Papas tiveram que permanecer 122 anos fora de Roma, vivendo a situação de proscritos e de exilados, bandidos por partidos e revoltas que continuamente conturbaram a história de Roma.

• Referência bibliográfica: IDADE MÉDIA, o que não nos ensinaram; Régine Pernoud

Fonte: Apologistas da Fé Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF