Translate

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Brasil: tradição dos tapetes de Corpus Christi está de volta

Shutterstock | Uma das cenas do gigante tapete de Corpus Christi de Matão em 2019
Por Ricardo Sanches

Os tapetes e a procissão de Corpus Christi com a presença de fiéis ficaram suspensos nos últimos anos por causa da pandemia.

Após dois anos sem a procissão do Santíssimo Sacramento sobre os tradicionais tapetes de Corpus Christi por causa da pandemia, muitas dioceses do Brasil vão retomar a tradição em 2022.

Um exemplo é o município de Matão, no interior de São Paulo. Na cidade, o costume de enfeitar as ruas com representações de cenas bíblicas, sobretudo sobre a Eucaristia, existe há mais de sete décadas e atrai fiéis e turistas de todo o Brasil. Mais de 500 voluntários estão envolvidos na confecção do tapete gigante, que forma uma cruz ao redor da igreja matriz. Todos os desenhos farão alusão ao tema: “Eucaristia: caminho de comunhão e missão”.

Os tapetes serão confeccionados com mais de 70 toneladas de diferentes materiais, entre os quais: serragem, pó mineral de calcário, casca de ovo, pó de café, sal e retalhos de tecido.

Paralelamente à celebração religiosa, a cidade preparou uma programação cultural para receber fiéis e turistas.

Shutterstock | Uma das cenas do gigante tapete de Corpus Christi de Matão em 2019

Corpus Christi e solidariedade

Na Arquidiocese de Florianópolis, SC, a tradição dos tapetes também está de volta em 2022.

Na Catedral Metropolitana, a confecção dos tapetes será na manhã de quinta-feira, a partir das 8h30. O Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, preside a missa às 15h, seguida de procissão pelas ruas do centro da capital.

A solenidade que celebra a Eucaristia, alimento espiritual de todos os católicos, também exorta os fiéis a intensificar a solidariedade. Inspiradas pelo tema do Congresso Eucarístico Nacional deste ano, “Pão em todas as mesas”, as paróquias promovem campanhas de arrecadação de alimentos, de higiene e limpeza, e de roupas e cobertores.

Entre as outras cidades brasileiras que recebem milhares de turistas e retomarão a tradição dos tapetes de forma presencial este ano estão: Ouro Preto, MG, Nova Trento, SC, Goiânia, GO, e São Gonçalo, RJ.

A tradição dos tapetes de Corpus Christi

A tradição de enfeitar as casas e ruas para a solenidade de Corpus Christi simboliza o amor do povo para com o mistério da Eucaristia e a alegria em saber que “Jesus caminha no meio de nós.”

De acordo com historiadores, a prática surgiu no século XIII, na região dos Açores, em Portugal. Os portugueses a introduziram no Brasil durante o período colonial.

Passar sobre o tapete de Corpus Christi, para os católicos, tem um significado especial. É, de fato, algo que simboliza que Jesus anda por ali. E uma das formas de honrá-lo é confeccionar os tapetes decorados. O sacerdote carrega o ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, pelas ruas enfeitadas. Os fiéis, por sua vez, só devem pisar esses desenhos após a passagem do padre.

Vale lembrar que a festa de Corpus Christi é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF