Translate

sábado, 21 de agosto de 2021

O radical islâmico afegão que se tornou cristão: “escolhi a liberdade”

Aleteia

"Centenas de crianças iam ao estádio para ver decapitações e apedrejamentos. Era o único mundo que conhecíamos".

Farhad era um radical islâmico afegão até se tornar cristão após descobrir que tudo o que lhe haviam dito ao longo da vida inteira sobre os cristãos era mentira. “Os cristãos são infiéis e, portanto, devem morrer”, diziam-lhe. Ele acreditava nisso. Filho de um general afegão, ele foi educado em escolas islâmicas com a cartilha fundamentalista imposta pelos talibãs. “Eles nos diziam que isso estava escrito no Alcorão”.

Outro “ensinamento” dos mulás era tão chocante quanto a diretriz de assassinar cristãos: “Se você assistir a apedrejamentos, Deus reduzirá os seus pecados”.

De fato, conta ele, centenas de crianças iam todas as semanas ao estádio para testemunhar execuções: decapitações, amputações de mãos, apedrejamentos, chicotadas. “Era o único mundo que conhecíamos”.

Farhad chegou à Itália em 2004. E testemunha: “Toda a minha transformação se deve ao encontro com pessoas diferentes. A pequenos gestos humanos”.

Um desses gestos é particularmente tocante e lhe foi presenteado por uma mãe, conforme ele mesmo relata no vídeo que compartilhamos logo abaixo.

Farhad começou a ler o Alcorão em sua própria língua pela primeira vez e descobriu, surpreso, que “Deus é amor”. Passou também a revisar toda a própria vida e aquilo em que até então tinha acreditado.

Ele tomou a desafiadora decisão de abandonar a carreira militar e de passar a dar testemunho da transformação que havia experimentado em sua vida. Isto lhe custou a perda de muitos amigos e lhe acarretou uma “fatwa“, isto é, uma sentença de morte emitida por autoridades religiosas fundamentalistas contra quem é acusado de apostasia ou blasfêmia contra o islã.

Refugiado na Itália, Farhad continua, no entanto, o seu caminho. “O sofrimento no meu passado se transformou na força do meu presente. Não tenho medo, porque escolhi a liberdade”.

O radical islâmico afegão que se tornou cristão

A trajetória de Farhad é narrada por ele próprio neste breve episódio de 5 minutos da série “Look Up“, de Aleteia, voltada a divulgar poderosos testemunhos de esperança e transformação de vida. O depoimento é imperdível.

Nós o dedicamos, neste momento, ao triunfo da paz para o povo do Afeganistão.

https://youtu.be/7uxemg7AxBY

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF