Translate

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Símbolos da JMJ 2023 regressam a Lisboa após 40 dias de peregrinação em Angola

Missa, em Luanda (Angola), e envio dos Símbolos da JMJ 2023

Terminou a peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Angola, durante 40 dias os Símbolos percorreram nove Dioceses da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Anastácio Sasembele – Luanda, Angola

O desejo foi concretizado, a alegria abunda entre os jovens, a fé foi reafirmada e a esperança renasceu na juventude, estas são algumas marcas que os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude deixam para Angola.

Foram 40 dias e 9 dioceses visitadas (Luanda, Sumbe, Benguela Huambo Kwito-Bié, Menongue, Lubango, Viana e Caxito). Destas Dioceses já chegam testemunhos fortes de que a fé em Cristo e a crença em Deus está reacendida.

Nesta terça-feira (16/08), último dia de peregrinação dos Símbolos em Angola, os jovens juntaram-se na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Luanda, na Missa de envio que foi antecedida pelo show de música gospel.

Fernando Kawendimba, membro do Secretariado Nacional da Pastoral Juvenil da CEAST, disse que faz todo o sentido que os jovens se congratulem com a presença dos Símbolos e advogou que os milagres hão-de ser revelados em todas as comunidades de Angola.

Gilberto Lopes, do Movimento Escutista Católico, acompanhou a peregrinação dos Símbolos nas diferentes Dioceses, e disse à nossa reportagem que foi uma experiência de fé e única, e como lição fica a renovação da esperança e sobretudo de muita fé. 

Neste momento já estão inscritos mais de 600 jovens para as Jornadas Mundiais da Juventude, Lisboa 2023, a meta segundo a organização é de 1500 jovens.

“Durante estes 40 dias em que os símbolos estiveram em nossa terra, sentimos a alegria e o entusiasmo dos jovens e adultos que compactaram a grandeza, a riqueza e a profundidade que estes dois grandes Símbolos representam para a igreja”, disse D. Belmiro Chissengueti, responsável da pastoral juvenil na CEAST.

“Temos em Angola uma grande família de frequentadores das JMJ, e quando vamos à Jornada Mundial, estar próximo dos Símbolos é quase um sonho, mas tendo-os aqui connosco podemos ter este contacto mais próximo”, disse o prelado. 

Os Ícones das JMJ já estão em Lisboa, depois de uma peregrinação de 40 dias em Angola. 

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF