Translate

domingo, 3 de outubro de 2021

Percurso de vida de Cardeal D. Alexandre Maria dos Santos

Cardeal Alexandre José Maria dos Santos | Vatican News

Um longo compromisso com a Igreja e o povo de Moçambique que abraçou integralmente à luz da Palavra de Deus. "Um servidor incansável do Evangelho e da Igreja." - como o define no seu telegrama de pêsames, o Papa Francisco.

Cidade do Vaticano 

"Um servidor incansável do Evangelho e da Igreja." É assim que o Papa Francisco recorda o cardeal moçambicano, Alexandre José Maria dos Santos, que faleceu na última quarta-feira, 29 de setembro, em Maputo, onde foi pastor por 30 anos.

Num telegrama ao atual arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, o Papa exprime a sua dor pela morte do cardeal e sua solidariedade aos "familiares em luto e a quantos, sobretudo nessa arquidiocese de Maputo, se beneficiaram do serviço deste pastor".

O Papa confia o purpurado ao Senhor "que o guiou em toda a sua existência" e pede a Deus que "o acolha na Jerusalém do céu". Pede igualmente aos que participarão das exêquias - a ter lugar no dia 7 de outubro na Catedral de Maputo - nas quais participará espiritualmente, que elevem os corações e a todos dá a sua benção. 

Vida e obra do Cardeal Alexandre José Maria dos Santos…

Primeiro sacerdote, primeiro bispo e primeiro cardeal nativo de Moçambique, o cardeal Alexandre José Maria dos Santos, da Ordem dos Frades Menores, Arcebispo emérito de Maputo, nasceu em Zavala, na Diocese de Inhambane, a 18 de março de 1924.

Concluiu os primeiros estudos na escola dos Missionários Franciscanos da Província de Portugal, presentes na Região desde o início do XX.

Depois de frequentar o seminário menor franciscano de Amatongas, na região central de Moçambique, foi enviado para Nyassaland - atual Malawi - para fazer o curso de filosofia com os Padres Brancos (Missionários da África), pois naquela época, ainda não existia seminário maior em Moçambique.

Em 1947 entrou no noviciado da Província Franciscana Portuguesa de Varatojo, perto de Lisboa. Depois de fazer a profissão temporária em 1948, frequentou o curso de Teologia em Lisboa. Ali faria a profissão solene em 1951 e foi ordenado sacerdote a 25 de junho de 1953.

Regressado à sua terra natal em 1954, desempenhou o ministério sacerdotal nas missões franciscanas na região de Inhambane. Em 1972 tornou-se Conselheiro da Custódia Franciscana de Moçambique e Reitor do novo Seminário Menor do país em Vila Pery, hoje Chimoio.  

Foi nomeado, pelo Papa Paulo VI, Arcebispo de Maputo em 23 de dezembro 1974, tendo sido sagrado Bispo a 9 de março do ano seguinte, pouco mais de dois antes da independência de Moçambique ocorrida a 25 de Junho de 1975. Assumia assim o governo pastoral da Igreja moçambicana e um profundo compromisso com as pessoas atingidas pela guerra civil e pelas calamidades naturais.

Dom Alexandre fundou a Caritas de Moçambique e foi o seu primeiro presidente. Promoveu programas de ajuda para os pobres, refugiados e vítimas da seca. Esteve também empenhado em na promoção de novas relações entre as comunidades eclesiais dos países que foram colónias portuguesas: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe.

Em 22 de agosto de 1981 fundou a Pia União das Mulheres com o nome de Franciscanas de Nossa Senhora Mãe de África. É um instituto religioso africano de moças moçambicanas que têm por objetivo fazer florescer a vida religiosa contemplativa e ativa no país, na pastoral e na assistência aos pobres. As normas datam de 20 de abril de 1981.

Em setembro de 1988, já como Cardeal, teve a alegria de receber o Santo Padre João Paulo II em visita pastoral a Moçambique. Tinha sido o Papa João Paulo II a criá-lo Cardeal no consistório de 28 de junho de 1988.

Fonte: https://www.vaticannews.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF