Translate

domingo, 17 de julho de 2022

15 ANOS DE APARECIDA

cnbb.org

15 ANOS DE APARECIDA: “O DOCUMENTO ENSINA QUE A IGREJA É MORADA DE POVOS E IRMÃOS E CASA DOS POBRES”, RELEMBRA PRESIDENTE DA CNBB

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, em vídeo, destaca um trecho do documento da Conferência de Aparecida que traduz uma prece do episcopado latino-americano e caribenho:

“Louvamos a Deus pelos homens e mulheres da América Latina e Caribe que, movidos por sua fé, têm trabalhado incansavelmente na defesa da dignidade da pessoa humana, especialmente dos pobres e marginalizados. Em seu testemunho levado até a entrega total resplandece a dignidade do ser humano”.

De acordo com o presidente da CNBB, esta passagem do Documento de Aparecida mostra bem que “a cidadania civil deve sempre estar unida à cidadania eclesial”. De acordo com dom Walmor, o documento ensina que a Igreja é morada de povos e irmãos e casa dos pobres. Isto, reforça o arcebispo de Belo Horizonte, coloca para os cristãos o desafio de enxergar cada pessoa como irmão e irmã. “Não se pode viver tranquilamente quando os irmãos sofrem com a fome, com a miséria, a violência e tantos outros males”, disse. 

Conheça os destaques que o presidente da CNBB faz da Conferência de Aparecida:

https://youtu.be/jk8gl49E06g

V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho

Francisco | cnbb

A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho foi realizada em Aparecida, de 13 a 31 de maio de 2007. Inaugurada pelo Papa Bento XVI, a Conferência de Aparecida recorda que: “Os discípulos, que por essência são também missionários em virtude do Batismo e da Confirmação, são formados com um coração universal, aberto a todas as culturas e a todas as verdades, cultivando a capacidade de contato humano e de diálogo”. (DAp 377)

Aparecida reafirma as grandes linhas eclesiológicas e pastorais das Conferências anteriores: o espírito eclesial do Rio de Janeiro, o espírito de comunhão do Concílio Vaticano II e de Medellín, o espírito de participação de Puebla e o espírito da Nova Evangelização de Santo Domingo. Destaque para a participação do cardeal Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Bueno Aires, hoje Papa Francisco.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF