Translate

sábado, 30 de julho de 2022

Sem a fé católica não existe Espanha, diz cardeal espanhol

São Tiago na pintura de Francisco Camillo / domínio público

REDAÇÃO CENTRAL, 29 jul. 22 / 03:56 pm (ACI).- “Sem a fé transmitida pelos apóstolos não há Espanha, nem se pode entender a Espanha que existe” disse o arcebispo de Valência, Espanha, cardeal Antonio Cañizares Llovera, sobre o fato de 25 de julho não ser feriado em todo o país. "A história da pátria espanhola está de fato misturada com a figura do Apóstolo".

“Não entendo muito bem como o santo padroeiro de nossa nação espanhola, da pátria de todos nós que vivemos nas diferentes comunidades, não nos une em uma festa comum”, disse o arcebispo de Valência.

“É realmente muito que Espanha, Europa e América devem a Santiago. O seu legado, que é o testemunho e a fé de Jesus Cristo, está nas nossas raízes”, disse o Cardeal.

Para ele, a identidade desses povos é "incompreensível sem o cristianismo" porque "tudo o que constitui nossa glória mais própria tem sua origem e consistência na fé cristã que formou a alma de nossos povos".

O Arcebispo de Valência afirma que a configuração da Europa sob o signo da cruz tem consequências diretas sobre o progresso e a liberdade dos povos, pois do ser cristão deriva a defesa da dignidade do homem, da sua verdade e liberdade”.

Cañizares disse que "não há desenvolvimento nem progresso humano fora da verdade do homem e muito menos contra ela. A fé permite ao homem conhecer-se a fundo, decifrar o enigma da sua existência, situar-se precisamente em sua liberdade”.

O Cardeal esclarece que não pretende “retornar a um cristianismo antigo”, mas que “a Espanha se reencontra, que seja ela mesma, que descubra suas origens e reviva suas raízes; que revive aqueles valores que fizeram sua história gloriosa e sua presença benéfica em outros continentes”.

Por isso, recuperar uma festa comum em Espanha por ocasião do dia do seu padroeiro, são Tiago Apóstolo, e “avivar as raízes que ele evoca em nós poderia contribuir em certa medida para essa reconstrução”.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF