Translate

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Carta do Papa a enviado especial para Peregrinação da Juventude em Compostela

Jovem portador de deficiência no Caminho de Santiago | Vatican News

A carta do Papa, descrevendo a missão pontifícia do seu enviado especial, cardeal António dos Santos Marto, bispo emérito de Leiría-Fátima, no encerramento deste evento em Santiago de Compostela, foi divulgada neste sábado, 23 de julho.

Vatican News

Em 4 de junho de 2022, o Santo Padre nomeou o cardeal António Augusto dos Santos Marto, bispo emérito de Leiría-Fátima, como seu enviado especial para as celebrações de encerramento da Peregrinação Europeia de Jovens, que terá lugar em Santiago de Compostela de 3 de agosto a 7 de fevereiro de 2022, no âmbito do Ano Santo de Compostela.

Com esta menção começa a carta do Papa, publicada neste sábado, 23, pela Sala de Imprensa da Santa Sé, na qual também é detalhada que a missão pontifícia é formada pelos seguintes representantes eclesiásticos: padre Andrés Fernández Farto, secretário da Província Eclesiástica Compostela e professor no Instituto Teológico de Compostela, e o padre José Daniel Turnes Rey, pároco da Paróquia de Vimianzo e professor de religião.

Sobre a Peregrinação Europeia de Jovens a Santiago de Compostela

A iniciativa, prorrogada em 2021 devido à pandemia do Coronavírus, é organizada conjuntamente pela Arquidiocese de Santiago e pela Subcomissão da Juventude e Infância da Conferência Episcopal Espanhola.

Como é tradicional na Pastoral Juvenil espanhola, todos os verões dos Anos Santos de Compostela é organizada uma Peregrinação Juvenil Europeia (PEJ), "um novo momento para fazer uma peregrinação ao túmulo do Apóstolo Santiago", sublinha o evento no seu site. A última PEJ antes desta edição foi em 2010.

Esta PEJ é "uma nova graça de Deus, que nos oferece a possibilidade de nos colocar em caminho, de saber que neste caminhar nunca estamos sozinhos, que somos acompanhados. Seguir um processo de esperança, aberto a novos desafios, que nos ajude a nos encontrarmos conosco mesmos, com nossos irmãos e, portanto, com Deus. E, naturalmente, a nos comprometermos com nossa sociedade, cada um em sua realidade concreta", sublinha o site.

Na última sexta-feira, 22 de julho, o diretor da secretaria da Subcomissão Episcopal da Juventude e da Infância, Raúl Tinajero, e o diretor da Assessoria de Imprensa da Conferência Episcopal, José Gabriel Vera, apresentaram a PEJ.

O programa da PEJ

Embora a Peregrinação comece no dia 3 de agosto, grupos de jovens começarão a se deslocar para Santiago dias antes para fazer o Caminho. E para evitar aglomerações, foram propostos 11 roteiros.

Na quarta-feira, dia 3, terá lugar na Praça do Obradoiro a cerimônia de boas-vindas e acolhida dos peregrinos. Durante os dias de quinta a sábado, será oferecido um extenso programa de atividades que inclui espaços e momentos de formação, oração e lazer.

De acordo com a nota publicada no site da PEJ, além da inauguração, os atos centrais serão no sábado à noite com a vigília de oração, e no domingo de manhã, a Eucaristia dominical que encerrará a PEJ. Ambas terão lugar no Monte del Gozo, ao ar livre, para assim poder acolher os 12.000 peregrinos.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF